Topo

Vídeo flagra cliente de padaria em Minas Gerais furtando queijo; assista

Elisângela Baptista

Colaboração para o UOL, em Juiz de Fora (MG)

06/01/2021 16h52

Imagens de um circuito interno de TV divulgadas ontem em Passos (MG), cidade localizada a 292 km de Belo Horizonte, mostram o exato momento em que um homem esconde um queijo dentro da bermuda. O flagrante aconteceu em uma padaria localizada na avenida Comendador Francisco Avelino Maia, no bairro Muarama.

Ao UOL, a gerente da panificadora, Naiara Carvalho Santos, contou que o fato aconteceu no dia 22 de dezembro, quando a padaria estava lotada.

"Havia muito movimento e ele entrou como os outros clientes para fazer as compras. De repente, ele subiu para a parte da padaria onde ficam os caixas eletrônicos e já estava com o queijo na mão. O rapaz disfarçou, olhou para um lado e para o outro e depois enfiou o queijo dentro da bermuda", descreveu.

A gerente disse ainda que o chefe dela percebeu que algo estranho estava acontecendo, mas achou melhor não se manifestar. Assim que o homem saiu, ele foi conferir as imagens, viu a cena e, em seguida, chamou a polícia.

Naiara disse que o suspeito não é conhecido de ninguém da padaria. "Normalmente são as mesmas pessoas que frequentam o estabelecimento, mas este rosto nunca tínhamos visto", conclui.

De acordo com a PM, um boletim de ocorrência foi feito a pedido de uma funcionária da padaria. Ela relatou que o homem, após enfiar o queijo na roupa, saiu sem pagar e nunca mais foi visto.

Como agir

A Polícia Militar de Minas Gerais orienta tanto aos proprietários quanto aos funcionários dos estabelecimentos comerciais que participem de redes de proteção — uma oportunidade de os comerciantes se sentirem mais seguros.

Ao fazer parte dessa rede é possível se reunir com militares e receber orientações quanto a postura dos funcionários frente a situações inusitadas e monitoramento das partes interna e externa dos estabelecimentos.

A porta-voz da PM em Minas, Capitão Layla Brunnela, diz que medidas de autoproteção e o cuidado mútuo são fundamentais para que se evite desde roubos e furtos, crime sem violência.

"O crime de furto é um crime de oportunidade. Então o monitoramento e vigilância do funcionário é muito importante para que a gente possa fazer frente a essa modalidade criminosa", explica a capitão.

Ela ressalta ainda que é muito importante as vítimas não reagirem em nenhum tipo de situação, mesmo que o suspeito pareça inofensivo.

"O fato de a pessoa não estar armada não dá a certeza de que ela não vá provocar uma lesão corporal", explica a policial.

Outra dica é chamar a PM imediatamente caso a pessoa seja retida dentro do estabelecimento.