Topo

SP: Jacaré chega perto de morador de rua em cidade 'invadida' pelos répteis

Felipe Munhoz

Colaboração para o UOL, em Lençóis (BA)

25/01/2021 16h14

Um jacaré de cerca de 2 metros foi avistado ontem perto de um morador de rua, no estacionamento de um supermercado em Cananéia, no litoral sul de São Paulo. O animal foi resgatado pela Polícia Militar e pela Polícia Ambiental antes de se envolver em algum acidente. Moradores da região registraram o momento com fotos e vídeos, que ganharam bastante repercussão nas redes sociais.

Este, porém, não é um caso isolado, e a prefeitura da cidade tem adotado medidas tanto para conter a "invasão" dos répteis quanto para prevenir acidentes. Vale ressaltar que a região é cercada de rios e manguezais, além de contar com muitas áreas de proteção ambiental.

No dia 8 de janeiro, um morador registrou, nas redes sociais, um jacaré de aproximadamente 1 metro andando, por volta das 21h, na rua Antonio Publio do Vale, também no centro da cidade. De acordo com a postagem, ele entrou em contato com a Polícia Ambiental, mas não havia plantão noturno para atender a ocorrência.

A PM informou ao UOL que na manhã de ontem efetuou, juntamente com a Polícia Ambiental, o resgate de um jacaré no estacionamento do supermercado Magnânimo, na avenida Independência, 538, no centro de Cananéia.

Como é possível ver em imagens feitas por moradores, o animal não coube no carro da polícia e acabou sendo deslocado no veículo de um local. A PM afirmou que a Polícia Ambiental foi chamada para dar suporte na ocorrência, pois possui equipamentos mais adequados para efetuar o resgate. Ainda segundo a polícia, o animal foi solto em seu habitat natural, em um manguezal, na região conhecida como Portinho do Campo, no bairro Retiro das Caravelas.

A PM disse ainda que este tipo de ocorrência tem sido corriqueira na região por conta das chuvas e por haver muitos rios no entorno. Além disso, a polícia informou que a reprodução do animal é relativamente rápida — dependendo da espécie, leva cerca de 90 dias e, geralmente, coincide com o período chuvoso.

A Prefeitura de Cananéia enviou uma nota ao UOL, na qual afirma que "mais um jacaré" foi avistado na cidade. No texto, o órgão municipal disse que "isso vem ocorrendo por dois motivos mais prováveis, que são o excesso de chuvas e também a limpeza das valas".

"Medidas como colocação de telas de proteção já foram tomadas em determinados pontos da cidade e o Departamento do Meio Ambiente já está estudando algumas ações junto a profissionais especializados para fazer monitoramentos e controle dos indivíduos e ver quais medidas poderão ser tomadas para proteção dos moradores e dos próprios jacarés, que são protegidos por lei ambiental", diz o texto.

A prefeitura também deu recomendações do que deve ser feito caso um morador ou visitante se depare com um jacaré:

  • Mantenha um mínimo de 5 metros de distância do animal
  • Evite contato físico (tirar selfie)
  • Não tente alimentá-los
  • Deixá-lo descansar evitando fotos e barulhos
  • Informar a Polícia (190) e/ou a Prefeitura: (13) 3851-1930

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

SP: Jacaré chega perto de morador de rua em cidade 'invadida' pelos répteis - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano