Escolas militarizadas triplicam e unem governos de direita e esquerda | Podcast UOL Prime #36
Do UOL, em São Paulo
19/09/2024 05h30
O podcast UOL Prime, apresentado por José Roberto de Toledo, revela detalhes do dia a dia das escolas militarizadas e explica como essa "modalidade de ensino", que não está prevista na legislação brasileira, ganhou adeptos nas redes pública e privada.
A entrevistada no novo episódio é a repórter Adriana Ferraz, que apresenta um estudo inédito sobre a expansão da chamada "pedagogia do quartel".
Com o incentivo do então presidente Jair Bolsonaro, o número de escolas militares ou cívico-militares triplicou desde 2018, passando de 230 para 792 unidades espalhadas por 23 estados e o Distrito Federal.
Quase 40 anos após o processo de redemocratização, mais de 550 mil alunos voltaram a usar farda, bater continência e cantar o hino nacional e assistir.
Há aulas inspiradas em "educação moral e cívica", disciplina obrigatória em escolas públicas brasileiras durante o regime militar, hoje fora da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
A depender do modelo adotado — não existe sistema único no país —, estudantes são classificados segundo o comportamento e o desempenho.
"Nessas escolas, há um manual que estabelece o que o aluno pode ou não fazer. No Paraná, por exemplo, não se pode correr pelo pátio ou fazer uma roda no chão. Quem fizer perde pontos", explica Adriana.
Do mesmo modo, é vetado qualquer tipo de personalização do uniforme ou uso de adereços no cabelo, como piercing ou tererê.
Segundo a reportagem publicada no UOL Prime, a iniciativa de transformar escolas públicas em escolas militarizadas ou entregar a gestão de novas unidades à Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros une políticos de direita e de esquerda.
"O próprio ministro da Educação, Camilo Santana, que é do PT, abriu dois colégios da PM no Ceará no final de seu mandato como governador", conta Adriana.
Ao assumir o MEC, no entanto, Santana encerrou o programa de fomento criado por Bolsonaro.
Em ano eleitoral, a promessa agora é de expansão para as redes municipais, com candidatos a prefeito e vereador usando o tema como bandeira de campanha.
Você pode ouvir acima a íntegra do episódio, baseado na reportagem especial "De olho nos pais conservadores, escolas militares triplicam no Brasil'.
O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.