Topo

Kamala Harris: quem é a nova vice-presidente dos EUA?

Siga o UOL no

21/01/2021 11h04

Kamala Harris é a nova vice-presidente dos Estados Unidos e a mulher mais poderosa na política americana atualmente.

Neste vídeo mostramos como foi sua ascensão ao poder.

Filha de pais imigrantes (mãe indiana-americana e pai jamaicano), Harris, de 56 anos, foi apenas a quarta mulher a integrar uma chapa presidencial de um grande partido nos EUA —e a única mulher negra a fazê-lo.

Antes de entrar na chapa de Biden, ela havia tentado, sem sucesso, concorrer ela própria à candidatura democrata à Presidência.

Conhecida por suas perguntas incisivas nas comissões de que faz parte no Senado, ela tem entre suas prioridades reformar a Justiça criminal dos EUA — projeto visto como uma resposta a críticas de progressistas a seu trabalho como uma dura procuradora-geral da Califórnia.

Apesar de ter uma visão mais à esquerda em questões como casamento homossexual e pena de morte, ela enfrentou críticas de progressistas por não ser progressista o bastante em temas-chave como reforma policial, combate às drogas e condenações judiciais equivocadas. Esses temas têm sido motivo de amplas discussões em meio aos debates antirracismo em curso nos EUA.

Antes de se tornar política, ela cursou a universidade Howard, a mais prestigiosa entre as universidades dedicadas a estudantes negros nos EUA, em em Washington, D.C. Depois estudou Direito na Universidade da Califórnia em Hastings e iniciou sua carreira na Promotoria do condado de Alameda. Tornou-se promotora-chefe em San Francisco em 2003, antes de ser eleita a primeira negra procuradora-geral da Califórnia.