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Uma fundação construída com flexibilidade e diversão

Richard Branson

20/01/2014 00h00

Pergunta: Como posso transformar US$ 7 – cerca de 18 mil xelins ugandeses – num grande negócio? Preciso começar com uma tenda minúscula na beira da estrada ou com um carrinho feito em casa?

- Atwijukire Absolom, Uganda

Resposta: Quando você está começando um novo negócio, pode ser fácil se entusiasmar quando você sonha e planeja – e com razão, uma vez que você está embarcando numa jornada emocionante. Atwijukire, se você for como a maioria dos empreendedores, no momento em que sua ideia ficar clara, você tem um aumento de adrenalina, e desse momento em diante cada minuto acordado que você tiver será dedicado a colocar seu plano em ação. A questão é, você consegue fazer isso?

Um negócio de US$ 7 não se transforma numa empresa multimilionária da noite para o dia – há muito trabalho a ser feito, e durante esta longa jornada, qualidades como determinação e bom senso serão tão necessárias quanto o entusiasmo e o otimismo. Ter um objetivo final em mente é ótimo; agora você tem que decidir sobre os passos menores e mais palpáveis que o ajudarão a trabalhar para atingi-lo, e então realizá-los.

Esse trabalho deve começar bem antes de você fazer sua primeira venda. Você precisa entender quem são seus clientes e o que eles querem. Se você está querendo estabelecer uma pequena tenda para vender mercadorias, uma pesquisa de mercado pode ser tão simples quanto perguntar às pessoas de sua comunidade o que elas gostariam de comprar mas têm dificuldades de achar nas lojas e tendas locais.

À medida que você se prepara para o dia da inauguração, você deve garantir que será ágil o bastante para lidar com problemas imprevistos e tirar vantagem de quaisquer oportunidades valiosas que surjam.

Uma tenda ou um carrinho oferecem algumas vantagens em termos de flexibilidade, porque se você perceber que um determinado tipo de produto está indo especialmente bem, você pode transferir sua energia e fundos para desenvolver aquela área de negócios com mais facilidade do que uma grande companhia conseguiria. Isso significa modificar sua ideia original, o que pode ser difícil – muitos empreendimentos fracassam porque seus fundadores são muito cabeça-dura para ajustar o curso a ser seguido.

Uma situação como a sua exige criatividade e flexibilidade, então pode ser especialmente útil buscar mentores que o aconselhem. Há uma série de empresários africanos que você pode observar, um deles é Ashish Thakkar, que foi recentemente nomeado o Jovem Empreendedor do Ano pelo Fórum Mundial de Empreendedorismo. (Eu também foi nomeado Empresário em Série do Ano, mas não vamos focar nisso.)

Em entrevista à Forbes em 2012, Ashish, que também é de Uganda, disse algumas palavras inspiradoras e práticas para empresários que você pode achar úteis. Ele disse: "acredito num forte senso de perseverança, sempre pensando grande e pensando alto e, claro, na positividade". Ele também comentou: "tenha sempre os pés no chão e seja acessível. O dia em que sua arrogância ou ego entrar em ação, está tudo acabado. Lembre-se sempre, não importa o grande você cresça, você sempre será uma gota no oceano no grande esquema das coisas.” Isso está perfeitamente correto, na medida em que a sua capacidade de ouvir os outros e se adaptar pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Sobre expandir o seu negócio: quando você começa a partir de uma soma tão pequena, com frequência será tentador basear suas decisões no lucro a curto prazo. Mas isso não é enxergar longe, porque não importa se o seu negócio é grande ou pequeno, a chave do sucesso é atrair clientes e fazer com que eles voltem sempre. Quando você está ajudando um cliente, lembre-se que cada um deles é um recurso, com potencial de fornecer fundos e feedback à sua empresa, e para ajudar a fazer propaganda.

Proporcionando um ótimo serviço pode atrasar seu progressso mais do que você gostaria, mas se você fizer as coisas direito, então é bem mais provável que seus clientes voltem.

Grandes empresas são construídas sobre essas bases. Na Virgin, fazemos exatamente as mesmas escolhas, embora funcionemos numa escala maior hoje em dia. No final do ano passado, depois de seis anos difíceis, nossa companhia aérea Virgin America começou a ter um lucro consistente. Nesse período, concentramo-nos na construção de um público fiel e apaixonado num mercado difícil. (Este é um exemplo extremo para dar a uma startup, e fomos capazes de apoiar o empreendimento através dessa fase inicial, mas isso ilustra o que quero dizer.) Se somos capazes de fornecer um excelente serviço personalizado num grande organização tão grande, então você também pode.

Então sonhe alto! Seja flexível enquanto explora o que o seu mercado precisa, ajude seus clientes da forma que puder e divirta-se. Se você seguir esses passos, poderá descobrir que seu pequeno negócio se transformou num grande negócio.