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Minha 'Missão: Impossível'

Richard Branson

21/06/2014 00h01

Pergunta: Que papel a paixão teve em sua escolha de quais negócios e oportunidades sair em busca? –Luke Gorski

Resposta: A Virgin iniciou centenas de empresas, de modo que tenho muitos interesses! Sua pergunta trata de como encontro motivação para iniciar um novo empreendimento após mais de 40 anos nos negócios. Afinal, o trabalho nunca termina para um empreendedor. Há os desafios diários de manter as novas empresas em funcionamento; os projetos do quadro maior que devem receber prioridade; e a necessidade de inovar e melhorar constantemente, mudando o que você oferece de acordo com as mudanças do mercado.

Parte da resposta está em algumas escolhas de estilo de vida –eu me recarrego me exercitando bastante e passando o máximo de tempo possível com minha família e amigos. Mas, no geral, o que me mantém seguindo em frente é meu senso de missão, e o estranho é que a minha missão é impossível.

Esse não era meu plano quando comecei, apesar de sempre ter sido movido pelo desejo de mudar as coisas para melhor. Foi isso o que motivou meus amigos e eu a lançarmos nosso primeiro negócio, a revista "Student", nos anos 60. Nós queríamos dar aos jovens uma voz em questões como a Guerra do Vietnã. Esse espírito de esperança e compromisso em concretizar as mudanças persistiu em cada negócio que lançamos depois, e ainda vale para nossas empresas mais recentes, como a Virgin Galactic, que está se preparando para se tornar a primeira empresa a oferecer voos espaciais comerciais.

Com o passar do tempo, à medida que aprendíamos mais sobre negócios e empreendedorismo, nossa missão começou a entrar em foco; nós queríamos criar um mundo melhor, onde as empresas são movidas por um forte senso de propósito que equilibra suas necessidades com as das pessoas e as do planeta. Assim que articulamos essa visão (muitas empresas têm dificuldade com isso), nós pudemos adotá-la como a meta por trás de todas as empresas Virgin: usar nosso espírito empreendedor e recursos para perturbar e reinventar cada setor em que atuamos, no processo transformando a forma como todos fazem seus negócios.

A missão nos leva a inovar de formas como nunca poderíamos ter previsto. Quando começamos a Virgin Atlantic em 1984, a maioria de nossos concorrentes oferecia um péssimo serviço, de modo que conquistamos seus clientes fornecendo um serviço realmente incrível, além de inovações como sistemas de entretenimento no assento, que davam aos passageiros controle e opções. Trinta anos depois, muitas das melhorias introduzidas pela Virgin foram adotadas pelas outras, enquanto continuamos buscando novas formas de agradar nossos clientes.

Um dos desafios que o setor aéreo enfrenta é seu apetite voraz por combustíveis fósseis e a pegada de carbono resultante. Muitas companhias aéreas agora oferecem aos seus passageiros a chance de comprar alguma forma de compensação de carbono, mas isso realmente não trata da questão da eficiência em combustível. Nós decidimos ir além e olhar para o combustível em si. Seria possível desenvolver um combustível de jato comercialmente viável feito a partir de fontes renováveis? Em parceria com a firma de biotecnologia LanzaTech, nós fizemos enorme progresso visando essa meta –combustíveis renováveis atualmente têm o potencial de revolucionar o setor daqui poucos anos. Nosso senso de propósito ajudou a unir as equipes que trabalham em diferentes aspectos desse problema.

Há muitas histórias como essa por todo o Virgin Group. O ponto é que como empreendedor, sua jornada nunca termina, e sua missão deve ser ampla o bastante para abranger outras indústrias e setores, se isso for necessário para promover mudanças. Não importa se você produz manteiga ou rolamentos, você ainda pode fazer a diferença, desde que tenha uma grande ideia e uma visão na qual sua equipe acredite.
Quando você estiver planejando seu primeiro empreendimento, você poderá não conseguir definir perfeitamente sua missão ou visão. Você poderá esclarecer as coisas rapidamente ao desenvolver o que estiver oferecendo de acordo com seus valores –se você quiser vender manteiga, por exemplo, você terá que lidar com assuntos como bem-estar dos animais e agropecuária sustentável. À medida que seu plano de negócios tomar forma e você buscar as inovações que seus valores exigem, seu senso de missão pode surgir. Essas metas ajudarão a promover o tipo certo de cultura organizacional –para assegurar que a equipe nunca veja a jornada como completa e possa partir rapidamente para o próximo desafio.

À medida que sua empresa se expandir, você descobrirá que independente de quão bem-sucedido foi um trimestre, você sempre poderá melhorar no próximo. Em vez de se sentir desencorajado, veja isso como uma oportunidade –outra chance de fazer uma contribuição positiva e duradoura para o mundo.