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Como decidir se deve ou não investir em um novo empreendimento

Richard Branson

22/11/2014 00h01

Fazer ou não fazer –eis a questão. Líderes empresariais recebem uma nota preta para tomar decisões inteligentes e informadas sobre se devem ou não cancelar um empreendimento potencial, mas não há ciência ou conselho que alguém possa oferecer que possa ajudar novos empreendedores a fazer escolhas semelhantes.

Essas decisões podem nunca ser programadas por um computador. É mais como se sentar em um júri: toda dúvida razoável deve ser removida antes que o veredicto possa ser dado de uma forma ou de outra. (Felizmente, decisões empresariais raramente envolvem assuntos de vida ou morte!) Dito isso, eu descobri que algumas poucas regras gerais frequentemente me ajudam a chegar a uma decisão dentro do prazo apropriado sobre se devo aprovar um projeto.

Para mim, as primeiras impressões sempre pesam muito, mas não deixo esse processo de pensamento influenciar minha tomada de decisão quando se trata de assuntos de negócios. Eu aprendi que mesmo quando uma ideia chama sua atenção imediatamente como sendo realmente boa, você deve afastar essa primeira reação e pesar de modo cuidadoso e objetivo os prós e contras do novo empreendimento potencial.

Se nenhum contra significativo vier a mente ao avaliar inicialmente uma ideia, isso não significa que eles não existam. Quase toda nova empresa encontra problemas imprevistos, de modo que certifique-se de dedicar bastante tempo para descobrir quais são e estudar soluções antes de seguir em frente –se você descobrir um grande problema após o lançamento, você estará em uma posição muito pior para lidar com ele.

Esse tipo de cautela se torna duplamente importante se todos em sua equipe são unânimes a favor de seguir em frente com o projeto. Nenhuma ideia é perfeita, de modo que fique de guarda e trabalhe arduamente para expor as áreas problemáticas escondidas. Ao encontrá-las e tratá-las, você construirá um negócio melhor.

Evite tomar uma decisão de modo isolado sobre o lançamento de um empreendimento: você também deve considerar como o projeto afetará o funcionamento geral de sua empresa. Cada decisão que tomar como empreendedor terá impacto, em algum grau, em sua capacidade de explorar futuras oportunidades –isso é o que os especialistas chamam de "fluxo de decisão".

Você pode sentir que o empreendimento que está considerando pode ser bom demais para deixar passar, mas é preciso ter em mente como ele afetará seus outros projetos mais à frente. Se parecer que agora não é o melhor momento para seguir em frente, considere quais riscos existiriam, se houver algum, em colocar o empreendimento em espera por um prazo acertado. Nas situações onde você não pode assumir um projeto porque outro está à espera, pense no motivo para que um siga em frente e o outro não, e o que isso diz a respeito de suas prioridades.

Finalmente, faça todo o possível para limitar sua exposição a risco –proteja-se das possíveis consequências negativas. Investidores inteligentes não medem esforços para limitar seus prejuízos potenciais quando se trata de portfólios de ações, e você deve empregar uma estratégia semelhante quando lançar uma nova empresa.

Por exemplo, quando iniciei a Virgin Atlantic, a única forma para fazer com que meus sócios na Virgin Records aceitassem a contragosto  os riscos envolvidos no lançamento de uma nova companhia aérea foi conseguir com que a Boeing concordasse em comprar de volta nosso jato 747 após um ano, caso as coisas não saíssem como esperávamos.

Desde então, sempre que buscamos lançar um empreendimento gigante, de capital intensivo, como a Virgin Galactic ou nossa futura Virgin Cruises, nossa equipe sempre dedica muito tempo para encontrar formas criativas de nos proteger dos riscos.

Essas são as poucas dicas que uso para me ajudar a tomar decisões inteligentes nos negócios, e espero que possam lhe ser de ajuda. Uma última dica: se você tiver tempo para adotar uma abordagem que envolva um adiamento orquestrado, então o faça. Dedicar mais tempo para fazer a lição de casa de um projeto raramente é ruim –desde que você não deixe a oportunidade passar.