Topo

Siga sua própria estrela

Richard Branson

14/01/2015 00h01

Pergunta: Como você mantém sua paixão pelos negócios e seu entusiasmo por novas oportunidades, vivendo ao mesmo tempo como um astro do rock? -Kian (RockstarPreendedor) Kaze, Manila, Filipinas

Resposta: Meu lema na vida e nos negócios é este: A vida é muito curta –se você não gosta, não faça!

Do dia em que iniciei meu primeiro negócio, a revista "Student", até hoje, incluindo nosso trabalho na Virgin Galactic e em viagens espaciais comerciais, essa filosofia guia nossa equipe na Virgin. Eu aprendi que se um novo projeto ou uma oportunidade de negócio não parece empolgante, é porque provavelmente não fará diferença na vida das pessoas e nem nos permitirá muita diversão criativa no processo. Eu prefiro descartá-lo rapidamente e trabalhar em um projeto que faça.

Para manter tanto sua vida pessoal quanto profissional empolgantes, DIVIRTA-SE –sim, com letras maiúsculas. Ter o que gostamos de chamar de diversão séria está na essência do modo de ser da Virgin, e isso é algo pelo qual nunca pedirei desculpas.

Isso às vezes nos coloca em lugares que organizações mais certinhas temeriam percorrer. Por exemplo, eu já fiz um bocado de coisas ligeiramente loucas envolvendo lanchas de corrida, voar em balões ou saltar de prédios altos. Alguns poderiam chamar essas ações de imprudentes, mas minha resposta é que estou assumindo riscos calculados em nome de algo maior.

É essencial que qualquer pessoa com aspirações empresariais tenha uma disposição irrestrita de confiar em seus instintos e seguir sua própria estrela, mesmo que às vezes isso possa parecer guiá-la ao precipício. Minha estrela certamente me levou a alguns poucos precipícios e em algumas direções bem radicais. Se os desafios eram físicos, financeiros ou ambos, para mim a diversão sempre esteve inseparavelmente ligada aos riscos assumidos. Ser dito que sou "louco por até mesmo pensar em fazer isso" sempre foi como balançar um pano vermelho diante do touro. Eu adoro encarar desafios aparentemente insuperáveis e adora expandir os limites, indo para o lado contrário daquele para qual todos os demais estão indo. Isso é algo que parece fazer parte do meu DNA e funciona muito bem –ao menos na maioria das vezes.

Esse conselho se aplica independente da carreira que você escolha. Quer você tenha um emprego confortável em uma empresa estabelecida ou esteja abrindo sua primeira empresa, se você não gostar do que está fazendo e das pessoas com as quais está fazendo, então será impossível você se sair bem.

A vida não é um ensaio, então por que desperdiçar seu tempo limitado neste planeta fazendo coisas que não acendam sua chama? Eu fico constantemente surpreso diante de quantas pessoas optam por passar suas vidas olhando para o espelho retrovisor ou proclamando que as coisas serão melhores no futuro. Com frequência demais, o "agora" se perde na confusão. Mas agora é o momento de fazer, e é importante lembrar que estes são "os bons velhos tempos" para os quais você estará olhando para trás daqui alguns anos. Por que não desfrutá-los enquanto pode?

Essa abordagem me ajudou a tornar a Virgin bem-sucedida. Nossa equipe quase certamente não estaria aqui se não tivéssemos repetidamente fincado nossos pés e nos recusado a perder tempo em coisas que reconhecíamos que não eram certas para nós.

Meu entusiasmo pelos nossos negócios alimenta meu desejo de aprender. Minha habilidade de focar e ouvir atentamente é uma habilidade que me serviu bem na vida, e está diretamente relacionada a quanto eu aprecio nosso trabalho. Isso é verdadeiro para toda nossa equipe –uma das coisas que nós na Virgin fazemos muito bem é apenas ouvir. Como nos engajamos e temos entusiasmo, nós escutamos atentamente qualquer pessoa que tenha uma opinião a compartilhar, não apenas especialistas. Nós aprendemos uns com os outros, com o mercado e com os erros que precisam ser cometidos visando gerar ideias que são originais e disruptivas. Isso nos mantém avançando e nos ajuda a encontrar oportunidades que nossos concorrentes não conseguem.

Kian, se você é alguém que acredita em seguir seu próprio caminho e em se divertir bastante fazendo isso –como parece que você é– então você já está no caminho certo. Vá em frente, escancare sua paixão para que todos vejam e escute bem mais do que fale. E lembre-se: na dúvida, confie em seus instintos.

De um “RockstarPreendedor” (adorei isso!) para outro, boa sorte!