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A ambição pode levar você mais longe do que a experiência

Richard Branson

27/05/2015 00h02

P: Você aconselha empreendedores a contratarem pessoal para compensar seus pontos fracos. Sou uma pessoa de ideias, e adoro estar diante de uma plateia. Não sou um vendedor, nem um guru de marketing, nem um gênio financeiro, de modo que preciso contratar pessoas para preencher esses pontos fracos.

Assim que as pessoas certas estiverem posicionadas, como delego as responsabilidades, preservando a propriedade do negócio e minha ideia? Não tenho problema em permitir que as pessoas sejam bem-sucedidas e obtenham reconhecimento –estou mais preocupado em entrar em conflito com alguém que ache que possa fazer as coisas melhor do que eu.

Além disso, como posso desenvolver o negócio, ao mesmo tempo o protegendo dos concorrentes que contam com dinheiro e know-how –digamos, alguém que está no ramo há 50 anos e conta com centenas de empresas– que poderiam me esmagar como um inseto e se apossar das minhas ideias?


–Bill Hagen

R: Ao trabalhar para lançar sua empresa, tenha duas coisas em mente: a parte mais fácil de ser um empreendedor é ter ideias; a parte mais difícil é fazer essas ideias se tornarem realidade.

Por quê? A segunda parte geralmente envolve fazer coisas nas quais você não necessariamente é bom –como produzir um site, por exemplo, ou produzir um aplicativo ou desenvolver uma forte estratégia de marketing. No meu caso, tive problemas com o lado financeiro das coisas. Eu sou um desastre com planilhas e números, e não entendia completamente a diferença entre líquido e bruto até chegar aos 50 anos!

Dito isso, Bill, você deve estar se perguntando como a Virgin conseguiu crescer em uma marca global que abrange os setores de telecomunicações, saúde, fitness, hotelaria e aviação. O segredo de nossa equipe é simples: nós sempre contratamos pessoas inteligentes. E descobrimos que a chave para encontrar as pessoas certas para contratar é procurar aquelas que se sentem energizadas com sua paixão, querem somar às suas ideias e não têm medo de sugerir formas de melhorá-las.

Como sou disléxico, aprendi como contornar meus limites desde cedo. Quando era estudante, dependia da ajuda dos meus colegas de classe para estudar para as provas difíceis. Quando abri meu próprio negócio, fui rápido em delegar. Desde então, ótimas pessoas se juntaram à nossa organização. (Até mesmo o nome "Virgin" foi resultado de um esforço de equipe. Nós pensávamos em batizar nossa negócio fonográfico de "Slipped Disc", ou hérnia de disco, até que uma jovem apontou brincando que todos nós éramos "virgens" –nos negócios, diga-se de passagem.)

Apesar de você temer um conflito, contratar pessoas que questionam suas ideias será bom para o negócio. Você não estará certo o tempo todo, de modo que funcionários e colegas que tenham a coragem e o bom senso de expressar seus pontos de vista honestos serão ativos de valor. Nós cometemos alguns erros na Virgin, mas teríamos cometido muito mais se eu estivesse cercado de bajuladores que concordam com tudo. Quando sua empresa estiver ativa, provavelmente algumas pessoas encarregadas de partes de sua empresa sentirão que podem fazer as coisas melhor. Mas não há nada de errado nisso –você precisa de pessoas que tenham ideias. Dê ouvido a elas, delegue responsabilidades e confie nelas, caso contrário não se sentirão valorizadas.

Alguns de seus funcionários podem eventualmente abrir suas próprias empresas, mas isso apenas significa que você fez boas contratações. Já aconteceu algumas vezes na Virgin: Adam Balon, que trabalhou na Virgin Cola, posteriormente fundou a Innocent Drinks; Rowan Gormley trabalhou em várias empresas Virgin até abrir seu próprio negócio, a Orgasmic Wines, que posteriormente compramos quando criamos a Virgin Wines. O sucesso deles é um lembrete para nossos concorrentes de que para cada grande pessoa que deixa a Virgin, nós temos muitas mais em nossa equipe.

É verdade que se o seu negócio se baseia em uma grande ideia e ameaça sacudir um setor, é provável que algum concorrente estabelecido tentará copiar você ou tirá-lo do negócio. Isso aconteceu várias vezes com a Virgin. Quando lançamos a Virgin Atlantic, por exemplo, a British Airways nos submeteu a anos de intimidação, que inclui espezinhar nossos passageiros e vazar histórias anti-Virgin para a imprensa. Essa chamada "campanha de truques sujos" acabou em um processo que custou 3 milhões de libras à British Airways.

Como sobrevivemos? Nós usamos nosso tamanho pequeno como vantagem. Nós éramos ágeis e aproveitávamos as oportunidades de publicidade no calor do momento. Também extraímos o máximo das novas tecnologias –a Virgin Atlantic foi a primeira companhia aérea a introduzir entretenimento no assento e fomos a primeira a ter um bar no céu. Atualmente, quase todas as companhias aéreas oferecem isso, mas continuamos buscando novas formas de inovar.

É importante ter em mente que seus concorrentes estabelecidos podem ter dinheiro, mas é improvável que possam mudar de curso rapidamente. Um empreendedor com alguns poucos funcionários capazes e muita ambição pode sacudir qualquer setor.

Contrate as pessoas certas

Quando você lançar um negócio, seu sucesso dependerá em grande parte dos seus funcionários. Estas são as pessoas que você deve procurar:

1. Pessoas com paixão: Contrate funcionários que prosperem com sua energia e possam somar às suas ideias.

2. Pessoas honestas: Não se cerque de bajuladores que concordem com tudo –contrate pessoas que lhe digam a verdade e não tenham medo de sugerir formas de melhorar seu negócio.

3. Pessoas que são boas em algo que você não é: Contrate para compensar seus pontos fracos, e certifique-se de trazer pessoas nas quais você confie para delegar responsabilidades.