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A coletividade sabe mais

Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic - Stan Honda/AFP
Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic Imagem: Stan Honda/AFP

03/07/2015 00h01

P: Mesmo após gastar duas décadas em desenvolvimento, não estou mais perto de levar meu produto ao mercado. Além disso, enfrento gigantes corporativos que gastam milhões de dólares em esforços de marketing. Assim, apesar de meu produto poder ser superior, não consigo tração financeira.

Eu já considerei empregar crowdfunding online, mas sinto que de alguma forma essa estratégia empobrecerá o conceito geral. Algum conselho?

–Andrew Barlay

R: Antes de mais nada, Andrew, eu gostaria que você tivesse mencionado que tipo de produto está desenvolvendo! Vinte anos é muito tempo para gastar em qualquer projeto, ainda mais no desenvolvimento de um único produto. Meu medo é que se você não fizer um esforço concentrado para colocar rápido o que você tem no mercado, isso poderá nunca acontecer.

Entretanto, há alguns bons exemplos por toda a história de empreendedores que investiram muito tempo e energia em um único produto. Por exemplo, sir James Dyson, o inventor britânico, construiu 5.126 protótipos malsucedidos até conseguir aperfeiçoar seu famoso aspirador de pó. "Você aprende com seus fracassos", ele explicou em uma entrevista. "Você não aprende com seus sucessos."

A visão e determinação de Dyson foram notáveis e o produto que ele acabou criando era tão forte que não precisou procurar por ajuda externa extra para construir seu negócio bilionário. O caminho dele para o sucesso foi admirável, mas não é um que todo empreendedor pode seguir.

Encontrar fundos para uma nova empresa é desafiador, mas os novos empreendedores contam com mais opções hoje do que nunca –-especialmente empreendedores que realmente acreditam em suas ideias, como você. Além dos muitos grupos de investimento à procura de parcerias com novas empresas, são muitas as opções de empréstimo acessível.

O maior obstáculo que você enfrenta é que todo mundo vende seu produto ou serviço aos investidores potenciais como sendo o melhor e mais forte. Quando todo mundo alega a mesma coisa, é quase impossível fazer seu produto se destacar. E mesmo quando sua ideia está acima das demais, convencer as pessoas de seus méritos é difícil quando ninguém de fato usou seu produto.

Crowdfunding é uma forma brilhante de superar esses obstáculos, porque os benefícios vão além de levantar dinheiro. O principal é que o crowdfunding pode validar sua ideia: se o seu produto realmente for melhor, as pessoas o apoiarão; se não estiver à altura, as pessoas se afastarão. E mesmo se você não levantar muito dinheiro, simplesmente atingir sua meta demonstrará que um grupo de consumidores potenciais apoia o que você está fazendo. Esse apoio tornará sua rodada seguinte de obtenção de financiamento mais fácil.

Também pode acontecer da forma inversa. A Virgin StartUp no Reino Unido fechou recentemente uma parceria com a plataforma de financiamento Crowdfunder, para dar a novos empreendedores que recebem nossos empréstimos a taxas reduzidas a chance de ter acesso a apoio financeiro adicional. Nós descobrimos que nossos empreendedores têm uma chance muito melhor de atingir suas metas, já que o público pode ver que eles já receberam nosso voto.

A preocupação com o empobrecimento de seu produto ao buscar uma estratégia de crowdfunding não é prática, já que os pontos positivos superam em muito quaisquer pontos negativos. Como temos explorado em nossa série "The Crowd" no site Virgin.com, atualmente tudo, de companhias aéreas e novos filmes até moda e restaurantes, obtém fundos por meio de sites de crowdfunding.

Assim, do ponto de vista de alguém de fora, Andrew, parece que você está em boa posição para apresentar sua ideia para a coletividade. Poucas estratégias são tão empolgantes –é acessível, simples e tem a capacidade de agir como uma ferramenta gratuita de relações públicas, já que o interesse sobe às alturas em torno das campanhas mais bem-sucedidas.

Se você acertar seu produto, não importará quanto dinheiro a concorrência despeje em suas campanhas de marketing. Com a ajuda das redes sociais, qualquer empresa pode expor seu nome aos olhos do público, independente de quão pequena seja sua verba de marketing.

Boa sorte com a rota que você escolher. Mas não espere demais –-não há momento melhor que o presente!

(Perguntas dos leitores serão respondidas em futuras colunas. Por favor, as envie para Richard.Branson@nytimes.com e inclua seu nome, país, endereço de e-mail e nome do site ou publicação onde leu a coluna.)