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Atraindo atenção para sua empresa

O bilionário britânico Richard Branson, dono da companhia aérea Virgin, se vestiu de aeromoça após haver perdido uma aposta para Tony Fernandes, o executivo de outra empresa aérea, a Air Asia. O executivo raspou os pelos da perna e serviu com bom humor o amigo Fernandes - Divulgação/AirAsia/Reuters
O bilionário britânico Richard Branson, dono da companhia aérea Virgin, se vestiu de aeromoça após haver perdido uma aposta para Tony Fernandes, o executivo de outra empresa aérea, a Air Asia. O executivo raspou os pelos da perna e serviu com bom humor o amigo Fernandes Imagem: Divulgação/AirAsia/Reuters

12/08/2015 00h01

P.: Eu abri recentemente meu próprio centro de estética nas Filipinas e estou tendo dificuldade para divulgá-lo. Que conselho você poderia dar sobre divulgação de uma nova empresa? (A propósito, sou cineasta por profissão, mas nasci em uma família de pessoas de mentalidade empreendedora.)

–Louis Padilla, Filipinas

R.: Para divulgar sua marca, é preciso apresentar sua empresa de forma diferente da concorrência. Louis, você pode não ter experiência em marketing, mas sua formação em filme é uma vantagem imensa. Se você combinar imagens que chamam a atenção e exposição nas redes sociais, você pode criar algo com potencial de repercutir por todo o mundo e construir instantaneamente a reputação de sua marca.

Meu mentor –-sir Freddie Laker, o dono a Laker Airways-– me deu um conselho semelhante nos primórdios da Virgin, e isso acabou definindo nossa estratégia de marketing, ajudando a tornar a marca Virgin internacionalmente famosa.

Quando lançamos a Virgin Atlantic, nós entramos em um setor repleto de grandes empresas. "Cuide para que apareça na primeira página, não nas páginas de trás", me disse sir Freddie. "Você terá que sair e vendê-la pessoalmente. Faça papel de bobo –-o que for preciso. Caso contrário, você não sobreviverá."

Eu segui a risca o conselho de Freddie. Nós chamamos atenção para a Virgin Atlantic criando espetáculos –-nós lançamos um dirigível com uma faixa dizendo "BA (British Airways) não consegue subir" acima da roda gigante London Eye e sobrevoamos Londres
com um "Ovni" ao amanhecer de 1º de abril.

Por mais de 40 anos, a equipe Virgin lançou centenas de empresas por todo o mundo e já fiz coisas absurdamente divertidas em nome da divulgação de nossos produtos e serviços. Eu me vesti de noiva para lançar a Virgin Brides; dirigi um tanque de guerra pela 5ª Avenida de Nova York para lançar o refrigerante Virgin Cola; saltei do topo do Palms Hotel and Casino para celebrar o primeiro voo da Virgin America para Las Vegas; conduzi um carro anfíbio pelo Canal da Mancha para marcar o 20º aniversário da Virgin Atlantic e bebi champanhe enquanto descia de rapel pela lateral do novo hangar do espaçoporto da Virgin Galactic.

Nossa equipe já vestiu inúmeras fantasias, deu centenas de festas e alistou incontáveis pessoas para nos ajudar ao longo do caminho. Apesar de nem sempre as coisas saírem de acordo com o plano –-e com certeza já fiz papel de bobo-– tudo valeu a pena: nós colocamos nossos produtos e serviços no mapa.

É claro, a Virgin não é a única empresa que usa marketing criativo para chamar atenção. A banda U2 chamou atenção para seu álbum ao distribuir cópias gratuitas para todos com uma conta iTunes; a Samsung estava por trás da famosa selfie da humorista Ellen Degeneres no Oscar dois anos atrás; a Taco Bell ultrajou algumas pessoas e divertiu outras ao colocar um anúncio no "New York Times" proclamando "Taco Bell compra o Sino da Liberdade"; e o Burger King reinventou seu principal sanduíche com o lançamento do "Whopper Canhoto". E a lista continua.

Novas empresas, em especial, têm muito a ganhar com essas táticas. A Dollar Shave Company era uma empresa relativamente desconhecida até lançar um vídeo de apresentação online em 2012, que se tornou viral. A marca ganhou rapidamente fama global com milhões de visualizações.

Assim, Louis, comece a pensar. Pergunte a si mesmo: por que você abriu sua empresa? O que diferencia seus produtos e serviços dos demais? O que você deseja atingir no final?

Assim que colocar isso no papel, liste todas as formas divertidas com que poderia transmitir sua mensagem. E não tenha vergonha de pedir ajuda. Você disse que nasceu em uma família de mentalidade empreendedora –-peça que ajudem com ideias e opiniões.

Se você se deparar com pessoas que digam que não pode ser feito, lembre que não importa quão grande seja seu produto ou serviço, ninguém saberá a respeito se você não chamar atenção –é assim simples. Assim, faça algo original. Faça algo que seus concorrentes nunca imaginaram.

Acima de tudo, lembre que o marketing inventivo –-e a criatividade em outras áreas dos negócios– não é apenas recompensador, mas muito divertido.