Topo

Está certo falar baleia orca e urso panda? Um dos dois está errado

Do UOL, em São Paulo

24/10/2016 06h00

Nós temos a impressão de que sabemos identificar os animais e que jamais confundiríamos um golfinho com uma baleia, não é mesmo?

Mas se, por exemplo, te perguntarem quem é o protagonista do filme Free Willy? Você vai responder que é a baleia orca, certo? Errado. Na sua cabeça pode fazer sentido de tanto que você já ouviu as orcas serem chamadas de baleias, mas na verdade (choque-se), a orca é um golfinho.

Pois é, aquele outro famoso filme de 1977, deveria chamar: Orca, o golfinho assassino.

E não é só no caso da orca, existem outros bichos que podem nos confundir. Para não cometer erros, descubra a diferença entre animais parecidos na lista abaixo:

As aparências enganam

  • Eric Gaillard/Reuters / Sergei Ilnitsky/EFE/EPA

    Orca é baleia?

    "Embora pareça esquisito, orca é um golfinho", afirma Eleonore Zulnara Freire Setz, professora do departamento de biologia animal da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A rigor, baleias são animais que não têm dentes, elas têm cerdas bucais que funcionam como uma peneira (lembra da Dori tentando sair da boca da baleia em "Procurando Nemo"?). Já os golfinhos apresentam dentes, assim como as orcas. As orcas levam a fama de baleia por serem muito grandes -- elas chegam a até 9 metros de comprimento.

  • Jim Urquhart/ Reuters/ Zhang Guojun/Xinhua

    Panda é urso?

    Até a década de 1980, não se sabia ao certo se os pandas eram ou não ursos e os confundiam até com guaxinins. Foi só em 1985 que um estudo genético publicado na revista Nature provou que eles fazem parte da família dos ursos. Leia mais

  • Adriano Vizoni - 02.mai.2014/Folhapress

    Touro é boi?

    Qual deles é o "marido" da vaca? Nesse caso os animais são iguais, com uma pequena diferença: o boi é o bovino macho que foi castrado e o touro é o macho que continua fértil. Nas criações de gado, o touro é usado para reprodução e na agricultura o boi é usado para arar a terra.

  • Reprodução/Wallconvert/ Koji Sasahara/AP

    Coala é urso?

    Apesar de serem chamados de "ursos coalas", eles, na realidade, são marsupiais, segundo Eleonore. Diferentes de outros mamíferos (e iguais a marsupiais como cangurus e gambás), as fêmeas coalas apresentam uma bolsa onde o filhote fica durante a maior parte de seu desenvolvimento. Leia mais

  • Eduardo Vessoni/UOL/ Wikimedia Commons / Miguelrangeljr / CC BY-SA 3.0

    Leopardo é onça?

    Se você estiver fugindo de um dos dois na floresta provavelmente não vai notar a diferença, mas eles não são iguais. As onças-pintadas são maiores que os leopardos. Entre os machos, os leopardos pesam até 80 kg e as onças até 120 kg. O jeito mais fácil de os diferenciar é pelas manchas: as onças-pintadas têm rosetas maiores e com pintas no interior, os leopardos têm rosetas mais fechadas e sem pintas no centro. "Além disso, a onça-pintada vive nas florestas das Américas e o leopardo nas savanas africanas", diz Eleonore.

  • Justin Sullivan/Getty Images/AFP/Andrej Isakovic/AFP

    Leão-marinho é foca?

    As focas e os leões-marinhos têm muitas características em comum e provavelmente você já confundiu os animais ao vê-los em fotos. Ambos são mamíferos adaptados para viver no mar, e para diferenciá-los rapidamente é só reparar nas orelhas: leões-marinhos têm orelhas aparentes, enquanto focas contam apenas com fendas auditivas. Leia mais

  • Silvia Izquierdo/AP/ Higashiyama Zoo and Botanical Gardens/AFP

    Gorila é macaco?

    Gorila não é um macaco exatamente. "Vulgarmente todos os primatas são chamados de macacos, mas é importante ressaltar que existem diferenças", afirma o microbiologista Pedro Ynterian, secretário geral do Projeto GAP, movimento que luta pelos primatas não humanos. Segundo Ynterian, existem diferenças entre primatas inferiores e superiores, e a principal delas é o rabo. "Primatas inferiores têm rabo, e os superiores, como gorilas, orangotangos, chimpanzés e bonobos, não têm rabo", diz Ynterian. Os que têm rabo são considerados macacos e os sem são "primos" primatas um pouco à frente na escala de evolução.

  • Reprodução

    Marreco é pato?

    Sim. De acordo com o Carlos Alberts, biólogo da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o marreco é uma espécie de pato. O nome pato é dado para diversas subfamílias da família Antidea. Assim sendo, o marreco é um pato de pequena dimensão com o nome científico de "Anas querquedula". O que o diferencia de outros patos é o bico: os marrecos têm o bico bem liso, enquanto outros patos têm uma saliência perto das narinas.

Em cima do muro

  • Wu Lixin/Xinhua/ Divulgação/South African Tourism

    Tubarão é peixe?

    Os tubarões são considerados peixes cartilaginosos, assim como arraias e quimeras. Todos estão no mesmo grupo por possuíram um esqueleto totalmente formado por cartilagem. Porém, segundo Alberts, os tubarões não são peixes. "O grupo dos peixes cartilaginosos é um grupo falso, que coloca juntos animais distintos que vivem em condições iguais. É um grupo criado e baseado em semelhanças e não no parentesco animal". Para o professor o tubarão se encaixaria em um grupo separado dos peixes, por não ter parentesco próximo.

  • Raul Arboleda/ AFP/ Roy Toft/National Geographic Creative

    Lobo-Guará é lobo?

    Todos concordam que o lobo-guará é da família Canidae. De acordo com Alberts, o animal é muito parecido com os lobos, mas na realidade é uma raposa, ou melhor, uma enorme raposa. "Lobos e raposas são da mesma família, são parecidos, mas a diferença é provada em marcadores moleculares". Estudos moleculares corroboram a hipótese de o lobo-guará ter um ancestral comum exclusivo com a raposa-das-falkland. Mas também existem teses de que o animal tenha parentesco com os cães domésticos e com lobos selvagens. Além disso, existem biólogos que afirmam que ele é distinto: nem lobo nem raposa, apenas guará.