Topo

Ilhas do Pacífico têm maior proporção de gordos do mundo

22/02/2007 13h17

da BBC, em Londres

A maior concentração de pessoas gordas no mundo está nas ilhas do Pacífico, mas o maior número absoluto de gordos no mundo está na China e nos Estados Unidos, segundo compilação de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) feita pela revista americana Forbes.

De acordo com o ranking elaborado pela revista, o Brasil é o 88º país mais obeso do mundo, entre 194 avaliados.

O ranking avaliou a porcentagem de pessoas adultas (com mais de 15 anos) consideradas obesas e acima do peso pela classificação da OMS.

Segundo essa classificação, são consideradas acima do peso as pessoas com índice de massa corporal (IMC, uma relação entre o peso e a altura) acima de 25, enquanto aqueles com um índice superior a 30 são considerados obesos.

Dieta e cultura

Oito entre os dez países com maior incidência de pessoas acima do peso ou obesas são ilhas do Oceano Pacífico. Dietas ricas em gordura e uma cultura que valoriza a obesidade como sinal de beleza e riqueza são vistos como fatores que influenciam esse resultado.

Nauru, onde 94,5% da população adulta tem IMC superior a 25, é o país mais obeso do mundo, segundo o ranking da Forbes, seguido por Micronésia (91,1%), Ilhas Cook (90,9%), Tonga (90,8%), Niue (81,7%), Samoa (80,4%) e Palau (78,4%).

O oitavo país mais obeso do mundo, pela lista, é o Kuwait (74,2% da população com IMC superior a 25), seguido dos Estados Unidos (74,1%), que por ter uma população de 300 milhões supera os demais em número absoluto de pessoas acima do peso e obesas.

Com uma população de 1,3 bilhão, a China é o país com a maior quantidade de pessoas acima do peso em números absolutos, apesar de ter apenas 28,9% da população nessa condição e ocupar a 148ª posição no ranking.

No Brasil, a proporção de adultos com IMC superior a 25 é de 50,5%, segundo os dados da OMS.

Na outra ponta do ranking, os países com a menor proporção de pessoas acima do peso ou obesas são Eritréia (4,4%), Etiópia (5,6%), Bangladesh (6,1%), Vietnã (6,4%) e Sri Lanka (7,4%).

Segundo a OMS, há 1,6 bilhão de pessoas adultas acima do peso em todo o mundo, sendo que 400 milhões destes são considerados obesos.