Topo

Cantora alemã é julgada por omitir que tinha HIV

16/08/2010 05h00

Uma cantora alemã que está sendo processada por omitir de seus parceiros sexuais a informação de que era portadora do vírus HIV pediu desculpas nesta segunda-feira durante o julgamento.

Nadja Benaissa, de 28 anos, está sendo processada por lesão corporal e tentativa de lesão corporal.

"Eu sinto muito", disse Benaissa na abertura do julgamento, na cidade alemã de Darmstadt. O caso ganhou grande notoriedade na imprensa alemã.

No entanto, ela negou que tenha omitido a informação de propósito.

"De forma alguma eu queria que meus parceiros fossem infectados", disse ela, de acordo com a agência de notícias alemã DAPD.

Dez dias na prisão

A cantora foi presa no ano passado em uma discoteca em Frankfurt, poucos minutos antes de um show da sua carreira solo. Ela passou dez dias na prisão, depois que promotores a acusaram de praticar sexo com diversos homens sem camisinha, sem revelar a eles que ela tinha HIV.

Segundo os promotores do caso, Nadja Benaissa já sabia desde 1999 que tinha o vírus. Uma das testemunhas no processo será um ex-amante de Benaissa, que a acusa de o ter contaminado em 2004.

Nadja admite publicamente sua doença. Em novembro, ela declarou em um evento para arrecadar fundos para vítimas de Aids: "Meu nome é Nadja Benaissa, eu tenho 27 anos, uma filha e tenho HIV positivo".

Algumas entidades alemãs que trabalham com portadores de HIV – como a Deutsche Aids-Hilfe – criticaram a forma como o caso está sendo tratado pela Justiça alemã. Segundo a entidade, a prisão de Nadja na boate foi exagerada, violando direitos pessoais da cantora, como o direito à privacidade.

Nadja Benaissa pertence ao conjunto musical feminino No Angels, que ficou famoso no país em um programa de televisão. O No Angels vendeu milhões de discos entre 2000 e 2003.

Se condenada, ela pode pegar entre seis meses e dez anos de prisão. As suas companheiras de conjunto vão depor no julgamento, que deve durar cinco dias.