Topo

Nasa abre arquivo online com fotos raras e históricas da conquista da Lua

06/10/2015 12h33

Mais de 11 mil imagens de arquivo das missões Apollo foram disponibilizadas na web, em uma página do Flickr.

As imagens históricas de todas as missões tripuladas realizadas entre 1961 e 1972 foram escaneadas e postadas online em um projeto que já dura 15 anos.

Kipp Teague é o fundador do Project Apollo Archive e disse à BBC que "grandes cortes de orçamento" levaram a agência espacial americana a admitir que não tinha os recursos para publicar esse acervo.

Então, Teague resolveu publicar as fotos online.

O projeto foi criado em 1999 e era, como o próprio Teague escreveu no site, uma "retrospectiva pessoal da era da corrida espacial". Mas ele começou a ser questionado sobre sua decisão de editar algumas imagens.

Então, desta vez, Teague postou as imagens sem edição, em alta resolução.

"Muitas vezes, durante todos estes anos, me perguntaram se eu poderia disponibilizá-las de um jeito mais acessível. Senti que era o momento que mostrar as versões com resolução total, sem edição", disse Teague à BBC.

As imagens finais foram coletadas nos últimos "quatro ou cinco anos" e mostram desde imagens da Terra e da Lua até as fotos mais famosas das caminhadas na Lua.

A galeria de fotos é um projeto de Teague lançou em colaboração com a revista Apollo Lunar Surface Journal, de Eric Jones, que Teague descreve como "a bíblia das missões Apollo".

No momento são pouco mais de 11 mil fotos carregadas no Flickr, mas Teague espera conseguir colocar 13 mil imagens dentro de poucos dias.

E, por enquanto, a página já conta com mais de 20 mil seguidores, algo que surpreendeu Teague.

"Acho que isto significa que o apetite (pela história espacial) existe no mundo todo."

Cada foto tirada na Lua pelos astronautas foi feita com antigas câmeras Hasselblad, que ficavam presas no peito do astronauta. Além destas, também foram colocadas no Flickr imagens das jornadas dos astronautas entre a Terra e a órbita lunar.

É possível ver também fotos de eventos nem tão importantes, como os astronautas comendo a ração que podiam levar nas viagens, testando veículos de exploração lunar ou simplesmente sorrindo para a câmera, usando os antigos trajes e equipamentos.

Mas, uma das fotos, do astronauta Buzz Aldrin saindo do módulo lunar Apollo, provavelmente feita pelo colega Neil Armstrong, captura a dificuldade de descer uma escada na gravidade zero da superfície da Lua.

Kipp Teague afirmou à BBC que, apesar de ser difícil escolher uma favorita, ele ficou "impressionado por uma imagem que nunca tinha visto antes, que era da superfície escura da Lua com a Terra aparecendo à distância, atrás".