Topo

Reunião analisa Teoria da Evolução na ilha que inspirou ideias de Darwin

Em Quito

01/06/2013 23h16

Mais de uma dúzia de cientistas da América e da Europa se reúnem desde sábado (1º) nas ilhas equatorianas de Galápagos para analisar a evolução, a teoria do famoso cientista inglês Charles Darwin, inspirada nesse arquipélago.

Os cientistas participam da 3ª Cúpula Mundial da Evolução, onde tudo "está pronto" para as sessões de conferências científicas, segundo disse uma fonte da organização do encontro.

Destaque para a participação da israelense Ada Yonath, que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2009 por seus trabalhos de determinação da estrutura do ribossoma através da cristalografia.

O encontro científico é organizado pela Universidade San Francisco de Quito e vai acontecer em Puerto Baquerizo, capital da província insulana equatoriana, situada na ilha San Cristóbal.

O objetivo da reunião, segundo seus organizadores, é tratar a importância da evolução para a humanidade e o planeta, embora também pretenda divulgar as ilhas Galápagos como um laboratório dinâmico e vivo.

Sua rica biodiversidade é considerada um laboratório natural, que permitiu a Darwin desenvolver no século XIX sua teoria sobre a evolução e seleção natural das espécies.

O arquipélago das Galápagos, situado a cerca de mil quilômetros a oeste do litoral continental do Equador, abrange uma reserva marinha e terrestre de 132 mil quilômetros quadrados.

Em 1978 a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) declarou as Galápagos como Patrimônio Natural da Humanidade, cujo nome se deve às tartarugas gigantes que habitam suas ilhas.