Topo

Bill Gates e sua equipe deixam o Brasil após notificação da Polícia Federal

Paula Litaiff

Especial para o UOL Notícias<br>Em Manaus

19/04/2011 17h35Atualizada em 19/04/2011 18h42

Bill Gates, pai do Windows e da Microsoft , teve de deixar o Brasil na madrugada desta terça-feira (19) depois que sua equipe foi notificada pela Polícia Federal no Amazonas. O grupo do empresário passava férias num hotel de selva no Amazonas e, segundo informações da PF no Estado, eles não tinham o visto exigido para realizar atividades de barco.

A equipe, formada por sete pessoas, foi detida na última sexta-feira (15) por agentes federais quando faziam um passeio no rio Negro, próximo a Manaus. No momento da detenção, os americanos estavam sem a presença de Gates, mas se identificaram como funcionários da  Microsoft e pediram para os agentes da PF contatarem a embaixada americana no Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, o grupo não tinha o "Visto Temporário II", que permite esse tipo de passeio, e sim o visto simples de turista. A PF não informa se Bill Gates tinha ou não o visto exigido.

De acordo com a PF no Estado, o grupo não tinha nem mesmo documentos de identificação, e a embarcação não tinha autorização da Marinha  para navegar em águas brasileiras. Depois de quase 12 horas detido, a equipe foi liberada com a condição que deixasse o Brasil em três dias.

Como não conseguiram voo ontem, eles embarcaram às 2h de hoje num voo com destino a  Miami. Segundo a Polícia Federal,  o grupo infringiu a Lei 6.815/80 e seus integrantes devem responder a processo administrativo.

No retorno para os Estados Unidos, Gates acompanhou a equipe. Não é a primeira vez que o empresário passa férias no Amazonas, ele já esteve no Estado em 2007 e 2009. Nas duas viagens, ficou em hotéis de selva na zona rural de Manaus ou em cidades do interior do Amazonas.