Topo

Furnas diz que apagão no Rio foi causado por poda de árvores; 940 mil foram afetados

Do UOL, em São Paulo

24/01/2012 17h01

Em nota oficial divulgada na tarde desta terça-feira (24), Furnas afirmou que o apagão ocorrido na manhã de hoje no Rio de Janeiro foi causado pela poda de árvores perto de uma subestação. "O desligamento das linhas LT Angra-São José e LT Adrianópolis-São José ocorreu durante serviços de poda seletiva de árvores na altura do município de Lídice, provocando um curto-circuito que causou o desligamento de dois circuitos de 500kV que alimentam a subestação São José, localizada na Baixada Fluminense", afirma a empresa.

Diversas regiões do Rio de Janeiro ficaram sem luz por volta das 10h40. Segundo informações da concessionária Light, cerca de 840 mil clientes foram afetados  somente na capital fluminense. Já a Ampla, que é distribuidora de energia elétrica na Baixada Fluminense, confirma que 100 mil clientes foram atingidos.

O fornecimento de energia foi interrompido em bairros da zona norte, Ilha do Governador e Baixada Fluminense. Por volta das 12h, segundo informações da Light, o serviço foi restabelecido na zona norte da capital. Já a Ampla afirma que a luz foi restabelecida na Baixada Fluminense por volta das 11h36. Furnas disse que não houve danos aos equipamentos e as linhas de transmissão foram imediatamente liberadas para reenergização.

A MetrôRio informou, através do Twitter, que o tráfego de trens no trecho entre Inhaúma e Pavuna, da linha 2, ficou temporariamente interrompido, mas foi normalizado por volta das 11h50. As estações de Pavuna a Nova América/Del Castilho chegaram a ficar fechadas, mas já voltaram a funcionar.

A falta de energia atingiu também o aeroporto internacional do Galeão, por volta das 11h. Segundo informações da Infraero (estatal que administra os aeroportos), ainda havia oscilação de luz por volta das 12h, mas o gerador foi acionado. Os voos não foram afetados e o aeroporto funciona normalmente.