Sarney passa por angioplastia e deve deixar UTI na segunda-feira
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi submetido a um exame de cateterismo e a uma cirurgia de angioplastia na madrugada deste domingo (15), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para desobstrução de uma artéria.
O quadro clínico do senador é estável e ele se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital. A previsão, segundo o boletim médico divulgado às 13h deste domingo, é que o senador permaneça na UTI até amanhã (16), quando deve ser transferido para uma unidade semi-intensiva.
Ele poderá ficar internado por pelo menos uma semana, e a recomendação da equipe coordenada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, o mesmo que tratou do câncer na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é que descanse depois por mais uma semana para retornar às atividades.
O exame de cateterismo seria realizado pela manhã, mas, segundo boletim, a equipe médica decidiu adiantar o procedimento. Ainda de acordo com o comunicado do hospital, durante o exame foi constatada uma “obstrução importante na artéria descendente anterior" e, por isso, foi feita uma "angioplastia com colocação de stent".
No cateterismo, um tubo (o cateter) é colocado em uma veia ou artéria para examinar o local. Se for constatado um vaso sanguíneo entupido, um dos procedimentos usados é a angioplastia.
Na angioplastia, um balão vazio envolvido por uma mola (o stent) é colocado na artéria que está entupida e, então, o balão é inflado. A mola se abre e pressiona a obstrução contra a parede da artéria. Após o balão ser esvaziado e retirado, o stent fica no local, mantendo a artéria aberta.
Sarney queixou-se de dores no peito
José Sarney deu entrada na unidade no final na tarde de sábado (14) para se submeter a exames de rotina. Ele tinha se queixado de dores no peito.
Depois de passar por um ecocardiograma e um eletrocardiograma, que detectaram quadro de insuficiência coronária, o senador foi internado para a realização do cateterismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.