Topo

Título de Patrimônio Mundial concedido ao Rio aumenta responsabilidade, diz Iphan

Juliana Kirihata

Do UOL, em São Paulo

01/07/2012 13h33

O título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) à cidade do Rio de Janeiro, aumenta a responsabilidade tanto do governo quanto da sociedade em relação à preservação do patrimônio. A afirmação é de Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que apresentou a candidatura da cidade.

A escolha ocorreu neste domingo (1º), em votação na 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, reunido em São Petersburgo, na Rússia. A Unesco considerou a cidade um exemplo único de interação entre o homem, a cidade e a natureza.

Para Almeida, o maior desafio para a cidade agora é conseguir estabelecer políticas públicas integradas para a conservação das características que renderam o título de Paisagem Cultural.

“Tem investimento para a requalificação urbana, para a mobilidade da cidade e vários outros, mas cada um patinando para um lado”, disse ele. “O desafio não é ter mais recursos para fazer as coisas, mas fazer as coisas de maneira coordenada.”

Segundo Almeida, a formação de um comitê com o objetivo de tornar as ações mais conjuntas este ano foi um dos pré-requisitos para que a cidade pudesse se candidatar ao título.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, acompanhou os trabalhos do órgão cultural das Nações Unidas. Para ela, a inscrição do Rio "preenche uma lacuna, porque não se pode pensar no patrimônio do Brasil sem visualizar o cenário da cidade do Rio de Janeiro".

"Também representa um avanço nas políticas públicas do Brasil, que cada vez mais se voltam para o desafio de compreender o patrimônio cultural como uma dimensão essencial para a nossa gestão territorial", disse ela em seu discurso.

Compõem atualmente o Comitê da Unesco, as delegações da Argélia, do Camboja, da Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, do Iraque, Japão, da Malásia, do Mali, México, do Catar, da Rússia, do Senegal, da Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos.

Brasil conta com outros 18 bens culturais e naturais na lista da Unesco

Além da Paisagem Cultural do Rio de Janeiro, o Brasil conta hoje com outros 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pelo órgão da ONU.

Entre os bens culturais estão o conjunto arquitetônico de Ouro Preto (MG), o centro histórico de Olinda (PE) e o conjunto urbanístico de Brasília (DF). Entre os bens naturais figuram o Parque Nacional do Iguaçu (PR), o Parque Nacional Serra da Capivara (PI) e o Pantanal Mato-grossense (MT e MS).