Topo

Polícia prende traficante que teria transportado jovens mortos na chacina de Mesquita, no Rio

O suspeito foi preso em um local conhecido como Bicão - Cléber Júnior / Ag. O Globo
O suspeito foi preso em um local conhecido como Bicão Imagem: Cléber Júnior / Ag. O Globo

Felipe Martisn

Do UOL, no Rio

19/09/2012 09h42

Agentes do Núcleo de Operações Internas da Corregedoria da Polícia Militar prenderam na manhã desta quarta-feira (19) na comunidade da Chatuba, na Baixada Fluminense, um homem acusado de transportar os seis jovens mortos na chacina ocorrida na localidade. Segundo a polícia, Danilo Machado Valverde, chamado de Danilo Carroceiro, 27, é um dos homens de confiança de Remilton Moura da Silva Junior, o Juninho Cagão, apontado como chefe do tráfico local.

O suspeito, que vai para o 53ª DP (Mesquita), foi preso em um local conhecido como Bicão. Contra ele há um mandado de prisão por roubo.

De acordo com o delegado da 53º DP, Júlio da Silva Filho, outras duas pessoas estão presas: Daniel Dias Cerqueira dos Santos e Luiz Alberto Ferreira de Oliveira, conhecido como Beto Gordo. Dois menores -- de apelido Foca, 16, e Bola, 15, foram apreendidos, suspeitos de envolvimento com o crime. Segundo o delegado, Foca assumiu o assassinato de um PM, mas negou o envolvimento na chacina dos jovens.

O crime

Os corpos dos adolescentes foram encontrados no dia 10 nas margens da rodovia Presidente Dutra, no município de Mesquita. Os nomes das vítimas são Glauber Siqueira, Victor Hugo Costa e Douglas Ribeiro, de 17 anos, Josias Searles e Patrick Machado, de 16, e Christian Vieira, de 19.

Moradores de Nilópolis, também na Baixada, eles se dirigiam para uma cachoeira no parque Gericinó, próximo à comunidade da Chatuba, quando traficantes da localidade sequestraram e mataram os seis. 

Ainda no mesmo final de semana foram mortos na Chatuba um cadete da PM, o pastor Alexandro Lima e José Aldeci Junior, 19.

Exército abriu inquérito

O Comado Militar do Leste informou na última segunda-feira (17) que abriu inquérito para apurar como dois corpos de vítimas da chacina foram encontrados no Campo de Instrução de Gericinó. “Não existe nenhum indício de que o crime aconteceu dentro de área militar. O fato de os corpos terem sido encontrados dentro do campo não quer dizer que eles tenham sido executados lá. Dentro do campo de Gericinó não existe tráfico”, afirmou o coronel Saulo Chaves dos Santos.

Prefeitura levanta muro

A prefeitura de Mesquita começou nesta semana a construção de um muro de quatro metros de altura em uma das entradas do parque Gericinó, em uma área conhecida como Curral.  Segundo a prefeitura, a iniciativa é para proteger a população impedindo que traficantes permaneçam no parque.