Topo

PM investiga denúncias de corrupção policial em favela onde jovens foram assassinados, no Rio

Do UOL, no Rio

12/09/2012 18h12

O secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, determinou nesta quarta-feira (12) que a Corregedoria da Polícia Militar investigue denúncias de corrupção policial na favela da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense.

As informações sobre os supostos desvios de conduta por parte de PMs foram fornecidas pelos próprios moradores da comunidade. No entanto, o órgão estadual de segurança pública não divulgou o teor das denúncias.

Na favela da Chatuba, seis jovens foram assassinados por traficantes no fim de semana. Os corpos foram encontrados na segunda-feira (10). Anteriormente, um pastor evangélico e um cadete da PM foram mortos no mesmo local.

Diante da onda de violência e da repercussão da chacina, a Polícia Militar instalou uma companhia destacada na comunidade, através da qual 112 PMs ficam responsáveis por patrulhar a favela 24h por dia.

Prisão temporária

O delegado titular da delegacia de Mesquita (53º DP), Julio da Silva Filho, vai encaminhar nesta quarta-feira (12) o pedido de prisão temporária de 30 dias de sete líderes do tráfico na comunidade da Chatuba, suspeitos de envolvimento na chacina dos seis adolescentes na Baixada Fluminense. A polícia não divulgou o nome dos criminosos, mas um dos mandados pedirá a prisão do traficante apontado como chefe da Chatuba, Remilton Moura da Silva Junior, conhecido como Junior Cagão.

De acordo com a Polícia Civil, 19 pessoas foram presas até o momento e um menor apreendido. Durante a operação, os policiais encontraram grande quantidade de droga, um fuzil com luneta, uma submetralhadora, dois revólveres e R$28 mil em espécie.

Depoimento

Os familiares dos seis adolescentes mortos na chacina devem prestar depoimento ainda hoje na delegacia de Mesquita.  A expectativa é de que os parentes cheguem ao 53º DP no início da tarde desta quarta-feira.

Os corpos dos adolescentes foram encontrados na última segunda-feira (10) nas margens da rodovia Presidente Dutra, no município de Mesquita, na Baixada Fluminense.

Moradores de Nilópolis, também na Baixada, eles iam na última sexta-feira (7) para uma cachoeira no parque Gericinó, próximo à comunidade da Chatuba. Traficantes da localidade sequestraram e mataram os meninos.

Após a morte dos jovens, a Secretaria de Segurança Pública determinou a ocupação permanente da Chatuba. Cerca de 250 policiais de diferentes batalhões e do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) estão na comunidade em operação desde o início da semana.