Topo

Mesmo sem risco de deslizamento, Defesa Civil de Petrópolis (RJ) decreta estado de atenção

Do UOL, no Rio

27/09/2012 18h04

A Defesa Civil de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, realizou nesta quinta-feira (27) uma vistoria geológica nas principais áreas atingidas pelo temporal que castigou o município durante esta semana. Segundo o órgão municipal, não foram identificados riscos de deslizamento.

No entanto, apesar de a chuva ter dado uma trégua desde a manhã de hoje, a Defesa Civil de Petrópolis retornou ao estado de atenção, já que as condições climáticas ainda são instáveis. Além disso, o solo ainda se encontra encharcado.

Em função do temporal que se intensificou na quarta-feira (26), sete pessoas ficaram desalojadas, e tiveram que passar a noite em abrigos públicos ou igrejas. As oito sirenes instaladas em áreas críticas soaram pela primeira vez desde as enchentes de 2011 --na ocasião, mais de 900 pessoas morreram em sete municípios da região serrana.

Algumas casas foram interditadas nas localidades conhecidas como Quitandinha (onde vivem mais de 30 mil pessoas) e Alto Independência (no qual moram cerca de 40 mil). Não há previsão para que as famílias possam retornar às suas respectivas moradias.

Técnicos da Defesa Civil realizam uma avaliação mais específica nessas localidades para verificar a necessidade ou não de remoção das famílias afetadas. Se a avaliação constatar alto grau de risco, elas serão cadastradas no programa Aluguel Social --através do qual os beneficiados recebem cerca de R$ 700.