Topo

Pai invade delegacia e mata suspeito de assaltar a filha em Passo Fundo (RS)

Lucas Azevedo

do UOL, em Porto Alegre

13/11/2012 23h20Atualizada em 14/11/2012 15h28

Trastornado com a tentativa de assalto à filha, Paulo Rogério Gonçalves Ribeiro de 48 anos invadiu a delegacia de  Passo Fundo (280 km de Porto Alegre), no interior do Rio Grande do Sul, e esfaqueou o acusado de cometer o crime, que morreu no hospital.

Detento do regime semiaberto e cumprindo pena por furto, Vinícius Rafael Fabiani, 33 anos, havia sido preso no início da tarde com o celular e o dinheiro de Deise Bueno Ribeiro Giongo, 29. Pela manha, o suspeito havia surpreendido a mulher na porta de uma escola, na vila Rodrigues, quando a vítima deixava a filha de 11 anos no local.

Fabiani com uma faca obrigou Deise a dirigir seu Vectra para o interior do município, em uma estrada vicinal a caminho do distrito de São Roque. Vendo que estava sendo levada para um local ermo, a mulher atacou o assaltante. Na briga dentro do veículo, ela feriu as mãos ao tentar segurar a faca do agressor, momento em que perdeu o controle do carro, que capotou.

Dois homens que presenciaram a cena pararam para socorrer os acidentados, mas se suepreenderam quando o homem, ocupante do veículo, fugiu do local empunhando uma faca. A mulher foi socorrida no hospital da cidade por conta dos ferimentos.

A Brigada Militar fez buscas na região e encontrou Fabiani, que foi levado à Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil para ser autuado.

Assassinato

No meio da tarde, ao saber da prisão do suspeito, o empresário Gonçalves Ribeiro, pai de Deise, entrou na delegacia e encontrou o preso na sala de triagem. De imediato, ele saltou sobre Fabiani e o atingiu com uma facada no peito. O policial militar que fazia a escolta do preso interveio e prendeu Ribeiro.

O suspeito do assalto foi socorrido e encaminhado ao hospital, mesma instituição que sua vítima estava sendo atendida. Apesar de ter sido levado para uma cirurgia de emergência, ele não resistiu aos ferimentos.

Já Ribeiro foi preso em flagrante por homicídio e levado ao Presídio Regional de Passo Fundo, onde está à disposição da Justiça. Mais cedo, seu defensor informou que seu cliente agiu sob forte pressão emocional. Dessa maneira, espera que ele responda o inquérito em liberdade.

Defesa

"O que aconteceu foi um caso excepcional. Não queremos fazer nenhuma apologia à Justiça com as próprias mãos, mas foi um caso em que o desespero levou ele [Ribeiro] a cometer essa situação [assassinato]", avalia o advogado do empresário, Jabs Paim Bandeira.

Conforme o defensor, Fabiani, depois do acidente, ameaçou Deise, dizendo que iria "terminar o serviço" e que sabia onde e mulher morava. "Meu cliente foi tomado de violenta emoção, tendo em vista as circunstâncias que aconteceram. O sequestrador tinha o domínio da vítima e, depois de ter levado sua bolsa e celular, a estava conduzindo a um local deserto para, possivelmente, matá-la",comenta Bandeira.

Segundo ele, ao ser socorrida, Deise contou com detalhes o ocorrido ao pai. Na delegacia, Ribeiro perguntou pelo suspeito de assaltar a filha. Ele teria indagado Fabiani sobre o ocorrido e ouvido, segundo o advogado, mais ameaças.

"Então ele agiu com o desespero de quem é pai. Ele tem quatro filhas, Uma menor e três casadas, que moram perto dele. Ele tem uma preocupação muito grande com suas filhas." Ribeiro, agora, responderá ao inquérito em liberdade. Ele e sua filha não quiseram falar com a reportagem.