Topo

Funcionários de companhias aéreas decidem se entram em greve hoje por aumento salarial

Do UOL, em São Paulo

13/12/2012 12h44

Os funcionários das companhias aéreas decidem nesta quinta-feira (13), em assembleias realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belém, se entram em greve por aumento salarial. Segundo o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), as assembleias, que ocorrerão às 13h, devem terminar com a aprovação da paralisação.

A categoria – que inclui os aeronautas que trabalham a bordo, como comissário e pilotos, e os aeroviários, que atuam em solo – está em negociação desde setembro com as empresas. De acordo com o SNA, os funcionários lutam por um aumento real, enquanto as companhias oferecem índices iguais ou abaixo da inflação, conforme a faixa salarial.

Eles pedem 11,4% de aumento salarial. Para os aeroviários, o índice reivindicado é de 15% para quem ganha o piso salarial, e 10% para os demais profissionais.

Os trabalhadores também reivindicam que as empresas comprometam-se em cumprir a regulamentação profissional, querem novos pisos e reclamam da sobrecarga de trabalho, do assédio moral e da fadiga, que amplia os riscos de acidentes aéreos.

Protestos e reuniões

A última reunião entre os funcionários e as empresas ocorreu ontem, mas não houve avanço nas negociações. Assim, se iniciarem a greve, não haverá previsão de término, já que as conversas estão paradas.

Os aeronautas organizam também protestos hoje às 16h, nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Afonso Pena (Curutiba), Recife e Porto Alegre.