Topo

Para ministro, sobreviventes podem ter pneumonia química

Do UOL, em São Paulo

27/01/2013 17h15

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou durante entrevista coletiva neste domingo (27) que os sobreviventes podem desenvolver uma pneumonia química grave nos próximos dias, o que pode aumentar o número de hospitalizados em decorrência ao incêndio em boate de Santa Maria (RS).

Relatos de sobreviventes dão conta que uma faísca gerou o fogo, e o vocalista do grupo, Marcelo, tentou apagar o fogo com um extintor que falhou.

  • Arte UOL

    Localização de Santa Maria, região central do RS

Segundo ele, nos próximos quatro dias há possibilidade de sobreviventes da tragédia apresentarem fortes tosses e um quadro de pneumonia química, devido à inalação de gases tóxicos durante o incêndio.

Dos 92 hospitalizados em Santa Maria, 30 estão respirando por aparelhos e podem ser transferidos para hospitais de Porto Alegre em caso de agravamento.

Já estão na capital gaúcha 14 pessoas que tiveram queimaduras graves, afinal, Porto Alegre tem dois hospitais especializados em queimados.  O total de feridos até aqui é de 116 pessoas.

De acordo com o major Cleberson Bastianello, comandante do 2º Batalhão da Brigada Militar do BOE (Batalhão de Operações Especiais) de Santa Maria, até o início da tarde de domingo a lista de mortos chega a 232 pessoas.

O delegado Sandro Luís Meinerz, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, disse que, a princípio, as pessoas morreram asfixiadas pela fumaça por não terem conseguido sair do local.