Topo

Em Petrópolis, bombeiros mudam curso de galeria em busca de vítimas

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

20/03/2013 17h00

Bombeiros que trabalham no bairro Quitandinha, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, procurando quatro pessoas que desapareceram depois do temporal que atingiu a cidade mudaram o curso de uma galeria pluvial ao lado da BR-040 para ajudar nas buscas, na tarde desta quarta-feira (20). Segundo o tenente-coronel Fidelino Dias, uma bomba foi usada para sugar uma parte da água e ajudar a mudar o curso da galeria.

"Nós estamos tentando levar uma retroescavadeira até a localidade onde parece que os corpos estão, para ajudar na retirada da terra. Mudando o curso da galeria, a máquina consegue chegar até o local. Os bombeiros estavam usando somente enxadas e cães farejadores. As buscas não têm hora para acabar", informou o tenente-coronel Dias.

Durante a tarde, 74 bombeiros trabalhavam na localidade do Espírito Santo, no bairro Quitandinha. Segundo a Defesa Civil estadual, até as 16h desta quarta-feira, 28 pessoas haviam morrido em consequência do temporal. 

A última vítima morreu por volta das 19h de terça-feira (19) no Hospital Santa Teresa. Quatorze pessoas permanecem internadas no mesmo hospital, quatro delas no CTI (Centro de Tratamento Intensivo), como o membro da Defesa Civil Ricardo Correa, 45.

O índice pluviométrico das últimas 24 horas no Quitandinha não passou de 0,2 mm. No entanto, em 30 dias, o registro foi de 760 mm. Segundo a Defesa Civil, não existe uma média histórica de chuva, mas nos anos anteriores os índices pluviométricos não chegaram a 400 mm. Até o fim da manhã de ontem, um total de 653 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil. 

A Prefeitura de Petrópolis informou no início da tarde que o abastecimento de água havia sido restabelecido em 100% da cidade e 83% da frota de ônibus já havia sido regularizada.