Topo

Ciclista triatleta morre atropelado por ônibus em treino em Ipanema, no Rio

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

30/04/2013 12h12

O dentista Pedro Nicolay, 31, morreu na manhã desta terça-feira (30) após ser atropelado por um ônibus da linha 433 na avenida Vieira Souto, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele era triatleta amador e treinava com sua equipe quando, segundo testemunhas, o motorista teria avançado o sinal de trânsito e fugido após o acidente. A linha pertence à Transportes Vila Isabel e está ligada ao Consórcio Intersul.

A empresa lamenta o acidente e está apurando os fatos e identificando o infrator. Caso seja constatada a culpa e a imprudência do motorista, ele poderá ser demitido. A empresa também diz pretender prestar apoio à família da vítima. A avenida Vieira Souto não faz parte do trajeto da linha 433, mas em função das obras do metrô nos bairros de Ipanema e Leblon, o trânsito da região está sendo desviado em alguns trechos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu no início da manhã e ele foi socorrido com vida ao Hospital Miguel Couto, no Leblon, mas morreu por volta das 10h em decorrência de fraturas múltiplas pelo corpo.

Nicolay era um dos melhores triatletas amadores do Estado, segundo seu treinador, Raul Furtado. Ele iria viajar para a Espanha na próxima semana para uma competição. 

"Estávamos na reta final dos treinos. Era um dos melhores do Rio e do país. Uma pessoa espetacular, super do bem", disse o treinador. Furtado não estava com o dentista, mas foi informado por companheiros de treino que o ônibus furou o sinal quando houve o acidente.

O dentista treinava todos os dias nas ruas da zona sul. Furtado, que também compete, diz que se mudou do Rio para poder treinar melhor e fugir das dificuldades enfrentadas pelos atletas que treinam na cidade.

Clique na foto para ver os principais acidentes com ônibus no Rio

  • Zulmair Rocha/UOL

"Me mudei para Itaipava [região serrana] para treinar melhor. O trânsito do Rio é muito agressivo", disse o treinador.

De acordo com funcionários do consultório de Nicolay, em Copacabana, a família ainda não deu informações sobre o velório e enterro do atleta. Ele era solteiro e também era professor de prótese na Universidade São Leopoldo.

Diretora atropelada

No dia 1º de abril, a diretora de TV Gisela Matta, 36, morreu após ser atropelada por um ônibus enquanto trafegava de bicicleta pelo Leblon, na zona sul do Rio. O motorista do ônibus contou à polícia que seguia pela rua General San Martin e ouviu um barulho quando virou à direita para entrar na rua Bartolomeu Mitre. Parou o veículo, desceu e encontrou a ciclista caída. Ele prestou socorro e a vítima foi levada ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea (zona sul), onde morreu.

Segundo o motorista, o semáforo estava aberto para ele. Testemunhas disseram que a ciclista estava na faixa de pedestres. Não há ciclovia naquele trecho.