Topo

Marcha que reúne evangélicos a "pular para Jesus" toma centro do Rio

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

25/05/2013 15h49Atualizada em 25/05/2013 20h06

A Marcha para Jesus, que toma ruas do centro do Rio na tarde deste sábado (25), reúne fiéis de todas as idades, opções sexuais e até os que tomam cerveja.

A jovem Caroline Campos, 22, pulava ao som do primeiro trio elétrico do evento com copo de cerveja na mão. Homossexual assumida, com camiseta das cores do arco-íris, ela diz não frequentar mais a igreja "um pouco" por sua opção sexual, mas não liga para isso. "O que importa é a minha fé".

As irmãs Michele e Meirielen Belmont trouxeram os filhos pequenos. Pedro Lucas, de somente um ano, filho de Meirielen é quase um veterano: a mãe o trouxe à marcha ano passado, quando ele tinha só três meses. Já Gabriel, filho de Michele, com dois anos, veio a primeira vez. Mesmo com o barulho e a multidão, eles estavam quietinhos com as mães.

Para que os pequenos aguentassem até o fim da marcha, elas se prepararam. "Tem de tudo nesse carrinho: suco, biscoito, blusas. Eles vão aguentar até o final", disse Michele.

Quem também pulava no meio da multidão era Maria Helena Soares Santos, 67, que participa pela terceira vez do evento. "Venho para pular para Jesus".

Com  o tema "Jesus, uma vida de atitude", a expectativa dos organizadores da marcha era de reunir 300 mil fiéis. No entanto, a Polícia Militar estima que o evento reuniu aproximadamente cem mil pessoas.

"Essa cidade pertence a Jesus", disse o pastor Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, na abertura da marcha.

Malafaia critica escolha de novo ministro do STF

Para a multidão que acompanha os shows da Marcha para Jesus na tarde deste sábado (25) no centro do Rio, o pastor Malafaia, disse que falaria sobre a família tradicional e homossexualidade, sem temer polêmicas.

O líder religioso disse ainda que vai atacar a indicação no novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, feita nesta semana pela presidente Dilma Rousseff. O futuro ministro é um advogado constitucionalista com conhecida posição a favor do casamento de pessoas do mesmo sexo.

"Ele já mostrou a que veio em relação a tudo, a gays, ao mensalão, se fosse na América ele em assumia. Está falando demais antes de assumir, é um abuso, ele nem é ministro ainda, é uma afronta àqueles que estão lá", disse Malafaia.

Na ultima sexta-feira, em um congresso na Bahia, Barroso evitou exatamente falar sobre mensalão e casamento gay, mas disse que a Constituição é muito abrangente.
"Nos últimos 25 anos superamos os ciclos de atraso", disse na ocasião.

Quem também estava nos bastidores do palco onde acontecem os shows do evento é o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Disse que não está no evento como evangélico, mas como fã de Malafaia. Incomodado, o parlamentar não deixou um veiculo de imprensa fotografá-lo. "Sou fã do Malafaia, ele fez meu casamento em março. Minha esposa é da Vitória em Cristo", disse Bolsonaro.