Topo

Égua é roubada de ONG de proteção de animais no Rio e devolvida após apelos

Pacífica foi devolvida por um grupo de adolescentes da própria comunidade e chegou bem - Divulgação/Suipa
Pacífica foi devolvida por um grupo de adolescentes da própria comunidade e chegou bem Imagem: Divulgação/Suipa

Giuliander Carpes

Do UOL, no Rio

12/09/2013 14h48Atualizada em 12/09/2013 15h10

A égua Pacífica, que havia sido roubada durante a madrugada desta quinta-feira (12) de um abrigo da Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais), foi devolvida no início da tarde. Segundo Izabel Nascimento, presidente da ONG, o animal havia sido levado após o arrombamento de um portão da  instituição, que fica na avenida Dom Hélder Câmara, nas proximidades ao acesso da favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro.

Izabel reclama que este já é o terceiro assalto que ocorre na Suipa desde a implantação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Manguinhos, em janeiro deste ano. “É inaceitável que nós, que estamos há 70 anos aqui, passemos a sofrer assaltos agora que a UPP chegou”, disse. No primeiro arrombamento, um trailer que a entidade utiliza para recolher animais foi apedrejado. Outra égua também foi roubada recentemente.  

Pacífica foi devolvida por um grupo de adolescentes da própria comunidade e chegou em bem. “Graças a Deus, está tudo bem agora. Precisei apelar para todo mundo. Eles [os traficantes] usam os animais para entregar drogas”, contou a presidente da instituição, que chegou a comparar o sumiço da égua ao caso do pedreiro Amarildo de Souza, há quase dois meses desaparecido de outra comunidade pacificada, a Rocinha, após uma operação da UPP do local. “Infelizmente aqui o crime organizado ainda funciona melhor que a polícia.” Segundo Izabel,  os jovens "nunca vão dizer quem foi que pegou" e afirmaram apenas que "encontraram a égua por aí".

A égua foi levada para a Suipa há oito meses, depois que policiais militares de São Gonçalo, região metropolitana do Rio, evitaram que ela fosse sacrificada para um churrasco. Pacífica tem cerca de 15 anos --um cavalo vive em média 18 anos--, passou por tratamento e está pronta para ser levada para o santuário da ONG, onde animais vivem livremente até o final de seus dias.

Policiais da UPP de Manguinhos afirmaram que fizeram buscas, mas não tinham conseguido localizar o animal. O furto foi registrado na 25ª Delegacia de Polícia (Engenho Novo), assim como as outras duas ocorrências relatadas pela presidente da Suipa.