Topo

Prefeitura multa Cedae por vazamento de esgoto na Lagoa Rodrigo de Freitas

Fotografia do dia 28 de agosto já mostra a poluição na Lagoa Rodrigo de Freitas - Antonio Scorza/UOL
Fotografia do dia 28 de agosto já mostra a poluição na Lagoa Rodrigo de Freitas Imagem: Antonio Scorza/UOL

Giuliander Carpes

Do UOL, no Rio

17/09/2013 11h41

O secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Vieira Muniz, anunciou na manhã desta terça-feira (17) que a prefeitura vai multar a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) em R$ 20 mil. O motivo é um vazamento de esgoto na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões portais da cidade, na zona sul.

LAGOA RODRIGO DE FREITAS E A MORTE DE PEIXES

  • Esgoto e poluição reduzem a quantidade de oxigênio na lagoa, o que mata os peixes. Prefeitura tem monitorado a qualidade da água no local. O governo promete melhorar o saneamento na área.

O problema ocorre na comporta que fica na rua General Garzon, no Jardim Botânico, próxima à ilha de Piraquê. A prefeitura descobriu o vazamento após fazer análises mais minuciosas da água da lagoa, devido a uma mudança de coloração. Moradores e frequentadores reclamam da situação, apesar de não haver cheiro ruim.  

Na segunda-feira (16), uma equipe de biólogos da Smac (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) constatou que o nível de oxigênio da água estava em um nível normal, apesar da existência de mancha verde-musgo exatamente no mesmo local onde foi encontrado o vazamento de esgoto nesta terça. No entanto, a Smac afirma que não há relação entre os fatos. 

“Trata-se de uma coincidência. A mudança de coloração na água deve-se à alteração na comunidade de algas presentes na lagoa, como algas vermelhas, que dão a impressão deste tom avermelhado ao espelho d’água. As mesmas não representam riscos à comunidade aquática”, disse a secretaria, em nota. 

A proliferação das algas, também de acordo com a Smac, se deve a um fenômeno natural causado pelo calor que tem feito na cidade nos últimos dias.

POLUIÇÃO NA BAÍA DE GUANABARA É PROBLEMA ANTIGO

  • Governo do Rio de Janeiro se comprometeu com o COI em despoluir a Baía da Guanabara. Estações de tratamento de esgoto estão sendo construídas no entorno do local

Procurada pela reportagem do UOL, a assessoria de imprensa da Cedae disse que a companhia ainda não foi notificada pela Smac e também não tinha conhecimento de qualquer vazamento de esgoto na comporta da rua General Garzon, uma das duas existentes no complexo lacunar.