Topo

Estamos fazendo um bem para a saúde, diz diretor de instituto invadido em São Roque (SP)

Do UOL, em São Paulo

18/10/2013 21h19Atualizada em 22/07/2015 15h25

O diretor científico do Instituto Royal defendeu, nesta sexta-feira (18), os testes farmacêuticos e cosméticos feitos pela empresa em animais. Na madrugada de hoje, cerca de 80 pessoas entraram no local e levaram em torno de 200 cães da raça beagle.

Enquete UOL

A enquete “Você é a favor do uso de animais em pesquisas?” foi retirada do ar devido a suspeita de fraude

 

"Nós estamos fazendo um bem para a saúde", disse João Antônio Peigas Henriques, em entrevista ao SBT. "Temos respeito e carinho por eles [os animais] pelo bem que fazem para a segurança da saúde", acrescentou.

Na noite desta sexta-feira, a Justiça proibiu a entrada de ativistas no Instituto Royal, em São Roque (SP). O juiz Fábio Calheiros do Nascimento, da 1ª Vara Cível do Fórum de São Roque, concedeu liminar de "interdito proibitório" solicitada pela empresa.

Investigação policial

A Polícia Civil abriu nesta sexta dois inquéritos para investigar a invasão e a retirada de cães do Instituto Royal em São Roque (SP) e também a denúncia de maus tratos contra os animais no laboratório.

Além das investigações, a polícia tenta localizar os animais. "É por questão de saúde. Não se sabe se os testes realizados neles podem afetar pessoas ou outros animais", informou a SSP.

Os animais são usados em pesquisas de medicamentos que serão lançados. O objetivo é verificar a existência de possíveis reações adversas, como vômito, diarreia, perda de coordenação e até convulsões.

De acordo com ativistas, os beagles são utilizados "por serem de médio porte, dóceis e considerados de raça pura, teoricamente com menos variações genéticas, o que torna os resultados dos testes mais exatos".

Protesto

No início da tarde de hoje, alguns manifestantes voltaram a se concentrar na frente do portão do instituto. A ativista Rosana Aparecida da Silva anunciou que as ações não vão parar. "Não basta tirar os animais, é preciso ir além para fechar essa organização."

Por meio das redes sociais, um novo protesto está sendo convocado para a manhã deste sábado (19), às 10h, no km 56 da rodovia Raposo Tavares, em São Roque (SP). (Com Estadão conteúdo)