Topo

Prefeitura e polícia fecham canil clandestino com 41 cães de raça em Curitiba

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

23/10/2013 16h07

Uma denúncia levou a polícia e a prefeitura a fechar um canil irregular no Cajuru --bairro de classe média baixa da região leste de Curitiba-- nesta quarta-feira (23). Quarenta e um cães das raças lhasa apso, shitzu, yorkshire, poodle e pincher estavam guardados em pequenas gaiolas de madeira, sob um telhado de amianto, na garagem de uma casa.

Os animais, que segundo a prefeitura eram criados para venda, foram apreendidos e receberam chips de identificação. Em seguida, serão encaminhados a uma ONG (organização não-governamental) ligada à SPAC (Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba), que será responsável por avaliação veterinária e tratamentos contra pulgas e vermes.

“São cães de raça, com valor de venda no mercado. Entre os 41 cães, havia duas fêmeas com filhotes de poucos dias. A falta de um veterinário no local e de alvará caracteriza os maus-tratos”, disse o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.

Os proprietários do canil foram autuados em flagrante por maus-tratos a animais. O caso também deverá ser encaminhado ao MPE (Ministério Público Estadual), que poderá oferecer denúncia à Justiça. Da prefeitura, receberão duas multas de R$ 50 mil cada, por maus-tratos e comércio ilegal de cães.

O valor pode ser reduzido em até 90%, mediante recurso à prefeitura.

“Eles tentaram alegar que os animais não eram para venda, mas isso está caracterizado na denúncia, feita por uma cuidadora de animais, que simulou uma compra e a registrou em fotos e vídeos”, disse Biondo.

Agora, os cães ficam sob os cuidados da ONG Salva Bicho e da SPAC até decisão judicial que autorize a adoção. Biondo afirmou que a prefeitura irá arcar com os custos de castração.

A prefeitura informou que trata-se do segundo caso de canil irregular descoberto em um mês em Curitiba.

No final de setembro, foi fechado um estabelecimento clandestino no Boa Vista (bairro de classe média na zona norte da cidade) onde estavam 119 cães de 11 raças, dos quais 58 eram filhotes, em situação precária de alojamento e sem acompanhamento de um responsável técnico.

Eles também foram encaminhados a abrigos temporários.