Topo

Motorista de caminhão que atingiu passarela disse que estava com pressa; polícia investigará acidente

Hanrrikson Andrade

Do UOL, no Rio

28/01/2014 18h54

O motorista Luís Fernando Costa, 30, que conduzia o caminhão que provocou a queda de uma passarela na Linha Amarela, na manhã desta terça-feira (28), no Rio de Janeiro, sabia que não poderia trafegar pela via --antes das 10h, a circulação de caminhões é proibida--, mas estava com "pressa" para chegar à zona portuária da cidade. A informação é do delegado da 44ª DP (Inhaúma), Fábio Asty, que abriu inquérito para investigar as circunstâncias da tragédia que deixou quatro pessoas mortas.

Asty conversou informalmente com o motorista no hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde está internado com ruptura do fígado, traumas abdominais e lesões na coluna.

Costa disse que o acionamento do dispositivo que levanta a caçamba do caminhão, estrutura colidiu com a passarela e provocou o acidente, ocorreu de maneira involuntária, provavelmente em função de problemas mecânicos.

"Em momento algum ele disse ter visto o içamento da caçamba. É difícil acreditar que alguém faria isso de propósito. Tudo leva a crer que foi acidental", disse Asty.

Ainda segundo o delegado, o motorista possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) apta a dirigir caminhões --categoria D-- desde 2006, e tinha experiência na condução de veículos de carga. Ele é empregado de uma empresa identificada como Terra Prometida, que presta serviço transportando entulho e escombros.