Topo

Chuva coloca parte de São Paulo em atenção; Cumbica opera por instrumentos

Do UOL, em São Paulo

14/02/2014 18h06Atualizada em 14/02/2014 18h34

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Prefeitura de São Paulo coloca as zonas norte, sul e oeste, bem como a região central e as marginais Pinheiros e Tietê em estado de atenção para alagamentos devido à chuva que atinge a capital na tarde desta sexta-feira (14).

Por volta das 18h40 já havia três pontos de alagamento na cidade, sendo dois intransitávieis (na av. Ibirapuera, na Vila Mariana, e na av. Antonio Munhoz Bonilha, na Freguesia do Ó) e um transitável (praça Pascoal Martins, na Lapa).

Por conta da visibilidade prejudicada pela chuva, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), opera com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens. De acordo com a assessoria de imprensa do aeroporto, três voo atrasaram mais de 30 minutos na última hora. No balanço do dia, são 30 voos atrasados e oito cancelados até as 18h.

Já a operação no aeroporto de Congonhas ocorre normalmente, sem restrições.

De acordo com a prefeitura, por volta das 18h10 havia 45 semáforos desligados. Também havia sido registada a queda de 32 árvores. No mesmo horário ainda não havia nenhum ponto de alagamento na cidade.

A chuva é forte em diversos pontos da zona norte, principalmente entre os bairros de Freguesia do Ó, Casa Verde, Pirituba e Jaraguá. Na região central e na zona oeste, a precipitação é moderada. Já na Grande São Paulo, o bairro Rochdale, em Osasco, está alagado.

Previsão

No sábado (15), o tempo deverá estar mais fechado e chuvoso na Grande São Paulo, com potencial para formação de alagamentos. Mínima de 20ºC e máxima de 26ºC, com taxas de umidade entre 65% e 98%.

No domingo (16), o tempo ainda fica instável com muitas nuvens e chuvas isoladas, porém com chances menores de alagamentos. As temperaturas variam de 19ºC a 26ºC. Os percentuais de umidade relativa do ar voltam a se elevar e ficam entre 60% e 95%.