Topo

Chuva no Rio fecha aeroporto por mais de três horas

O aeroporto Santos Dumont, no Rio, ficou lotado após ser fechado por causa do mau tempo - Onofre Veras/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
O aeroporto Santos Dumont, no Rio, ficou lotado após ser fechado por causa do mau tempo Imagem: Onofre Veras/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

15/04/2014 11h09

O mau tempo no Rio de Janeiro provoca transtornos para os passageiros que tentam embarcar ou desembarcar no aeroporto Santos Dumont, na manhã desta terça-feira (15), na zona sul da capital fluminense. Após amanhecer fechado, o terminal começou a operar por instrumentos, para pousos e decolagens, por volta das 9h30.

As plataformas ficaram lotadas de passageiros que aguardavam a abertura do aeroporto. Em geral, o Santos Dumont costumam abrir às 6h.

De acordo com a Infraero, até 9h20, quatro voos foram desviados para o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na zona norte do Rio. Dos 37 voos programados para o Santos Dumont, seis tiveram atrasos superiores a 30 minutos e nove foram cancelados nesta manhã. O Galeão também funciona com o auxílio de instrumentos.

Segundo informações da Somar, uma frente fria está estacionada na altura do Estado do Rio, o que vem provocando fortes chuvas na região metropolitana desde segunda-feira (14). Nas últimas 24 horas, os volumes de chuva foram de 104 milímetros no Vidigal, 137 milímetros na favela da Rocinha, na zona sul da cidade, e 97 milímetros em Jacarepaguá, na zona oeste.

Uma frente fria está estacionada na altura do Rio de Janeiro e provoca chuvas fortes na região Metropolitana. Os volumes de precipitação nas últimas 24 horas foi de 104mm no bairro do Vidigal, 137mm na Rocinha e 96mm em Jacarepaguá. A média de chuva para abril na capital fluminense é de 137 milímetros, isto é, em apenas um dia, choveu quase todo o volume de água esperado para o mês.

Toda a cidade está em atenção para chuva forte e o risco para deslizamento de terra é médio na região da baía de Guanabara e na zona sul. Os rios da Baixada Fluminense e da região serrana estão em atenção para possíveis transbordamentos, por causa dos temporais. Nas últimas 24 horas, choveu mais de cem milímetros acumulados na cidade de Petrópolis, e cerca de 70 milímetros em Nova Friburgo.