Topo

Servidores do Detran paralisam atividades em MT

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 22h17

Os servidores do Detran-MT (Departamento de Trânsito de Mato Grosso) paralisaram as atividades nesta quarta-feira (16) em protesto contra a demora na publicação da lei que propõe a redução de cargos comissionados. O estado tem cerca de 800 servidores efetivos e mais de 200 comissionados.

A paralisação foi decidida em assembleia geral realizada na última sexta-feira (11). De acordo com o Sinetran, o sindicato da categoria, a paralisação deve custar ao governo entre R$ 600 mil e R$ 700 mil.

O projeto de lei ao qual se referem os servidores foi aprovado em 12 de março, em segunda votação. Três deputados pediram emenda no dia 18 de março, alterando o texto. Para o Sinetran, a emenda impede a criação da Escola Pública de Trânsito, exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro desde 1997.

A escola iria contra os interesses de outro sindicato, o dos Centros de Formação de Condutores (SindCFC), que detém serviços de formação por meio das auto-escolas. Outro aspecto da emenda, afirma o sindicato, é manter em técnicos, servidores comissionados e não os efetivos.