Topo

Presos fogem por túnel do CDP de Pedrinhas no Maranhão

Túnel cavado pelos presos para fugir do CDP de Pedrinhas, no Maranhão - Divulgação/Polícia Militar MA
Túnel cavado pelos presos para fugir do CDP de Pedrinhas, no Maranhão Imagem: Divulgação/Polícia Militar MA

Aliny Gama

Do UOL, no Recife

21/04/2014 15h10Atualizada em 21/04/2014 18h36

Três presos do CDP (Centro de Detenção Provisória), localizado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, conseguiram fugir na manhã desta segunda-feira (21).

Segundo informações da polícia, internos escavaram um túnel na cela de número 13, do pavilhão Delta, e tiveram acesso a área fora do muro da unidade prisional. A fuga ocorreu durante o banho de sol. A saída do túnel fica próximo a uma das guaritas da PM.

Um dos fugitivos, o  detento Piter Cabral de Araújo Machado foi recapturado recapturado pela polícia nas imediações do complexo de Pedrinhas.

Policiais do Batalhão de Choque da PM e do Geop (Grupo Especial de Operações Penitenciárias) fizeram revista nos pavilhões do CDP no início da tarde desta segunda-feira.

A Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária) informou que a PM e o Geop estão realizando incursões na região de Pedrinhas para recapturar os dois fugitivos, que não tiveram a identidade informada.

No início da tarde, a PM havia informado que quatro presos haviam fugido, porém a Sejap corrigiu a informação, no início desta noite, após a recontagem dos internos do CDP, e informou que foram três fugitivos.

O CDP é unidade mais tensa do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Atualmente, o centro está com a lotação de cerca de 700 presos, enquanto sua capacidade é para 400 internos.

A segurança interna do CDP é feita totalmente por trabalhadores terceirizados.

O UOL tentou contato com a Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), mas os telefones estavam desligados.