Topo

População faz 13 denúncias de falta de água por dia em SP

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

10/07/2014 15h43Atualizada em 10/07/2014 15h50

A população tem feito uma média de 13 denúncias de falta de água por dia em São Paulo, segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). O governo estadual nega que haja racionamento.

Nos últimos 14 dias, o instituto recebeu 178 relatos de falha no abastecimento de água na Grande São Paulo.

  • 27084
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/05/07/o-governo-alckmin-diz-que-nao-mas-voce-acha-que-vai-faltar-agua-em-sp.js

A maioria das queixas é de falta de água todos os dias (76%), no período da noite (74%). Também há relatos de interrupção no abastecimento pela manhã e à tarde e em mais de uma vez por dia.

Mais da metade das pessoas que fizeram denúncias mora nas zonas oeste ou norte da capital paulista.

A Sabesp informa que "não há rodízio, racionamento e restrição de consumo em nenhum dos 365 municípios operados pela Sabesp no Estado de São Paulo".

Campanha

Em 26 do mês passado, o Idec lançou a campanha "Tô sem água", para saber onde, com qual frequência e em qual período tem ocorrido falta de água na Grande São Paulo.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-lista','/2014/dicas-de-como-economizar-agua-1396660475671.vm')

"Com a contribuição do consumidor,o Idec irá cobrar mais transparência dos órgãos responsáveis --governo estadual e Sabesp (Companhia de Sanemaento Básico do Estado de São Paulo)-- e vamos exigir eventuais providências da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo)", informa a entidade.

A campanha vai até 31 deste mês. Para fazer a denúncia, é preciso acessar o site da campanha e preencher um formulário.

Antes da campanha, a instituição informa que recebia reclamações pontuais de falta de água, sem precisar a quantidade. 

"O Idec acredita que se o racionamento está mesmo acontecendo, ele precisa ser feito de maneira responsável, igualitária e transparente para toda população", afirma o instituto.