Topo

Em SC, alunos da UFSC criam campanha para ajudar cão de rua com câncer

Fred, um vira-latas com cerca de dez anos de idade que vive na UFSC, tem câncer - Reprodução/Facebook
Fred, um vira-latas com cerca de dez anos de idade que vive na UFSC, tem câncer Imagem: Reprodução/Facebook

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

31/07/2014 18h56

A comunidade acadêmica da Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina) está reunida em prol de dar auxílio a um antigo mascote. Fred, um vira-latas com cerca de dez anos de idade, está passando por tratamentos médicos custeados a partir de uma campanha que vem crescendo a cada dia.

Conhecido dos trotes, das rodas de conversa e dos bares do campus João David Ferreira Lima, em Florianópolis, o cão desenvolveu um melanoma.

O tumor maligno começou a pressionar seu olho esquerdo, causando cegueira e dor, fazendo com que fosse necessária sua internação. 

No início de julho, um grupo de alunos deu início à campanha que já arrecadou 1.500 reais, conforme dados atualizados na tarde desta quinta-feira. Tudo começou quando eles receberam a notícia de uma funcionária da Ufsc - que atende Fred - sobre o dilema do cão.

Um pequeno grupo de amigos foi acionado para ajudar, uma fanpage com o título "AJUDE FRED - UFSCão" criada e a rede de solidariedade tomou dimensões inesperadas. 

"Conversando com amigos e pensamos em fazer um evento para arrecadar dinheiro para o tratamento. Mas não esperávamos que fosse tomar essa proporção gigante", conta a estudante Bianca Orrego. Às 11h desta sexta-feira, o grupo vai receber doações para o tratamento do cão na entrada do RU (Restaurante Universitário).

Convites online foram enviados e, para a surpresa dos criadores da página, 2.600 pessoas já confirmaram presença. "Nossa ideia era colocar uma mesa e um cartaz em frente ao RU, mas agora tem muita gente. Vai ser difícil almoçar por lá. Acho que montaremos uma barraca", brinca Bianca.

A angústia de Fred está sendo acompanhada por alunos, professores e funcionários da universidade que já têm histórico de boa relação com os animais que moram no campus, como Catatau, cachorro que chegou a ganhar placa em homenagem após sua morte, em 2009.

Tratamento conservador

O veterinário Alexandre Hyppolito, um dos especialistas que cuidam de Fred em uma clínica da cidade, explica o quadro de saúde do cão:

"Ele é portador de um tumor que teve início atrás do olho esquerdo. Mas começou a crescer rápido devido à característica de malignidade dele. Decidimos retirar o olho com objetivo de causar um alivio na dor. Mas isso acabou sendo abolido, porque o tumor já alcançou a região da boca".

Segundo o médico, foi optado por um tratamento conservador para o alívio da dor. Cirurgia, quimioterapia e radioterapia não são indicadas para Fred, já idoso.

Hyppolito diz que está surpreso com a repercussão do caso. "O Fred é um cão querido por muitos, mas é terminal de câncer. A gente lida com isso no dia a dia. A diferença, nesse caso, é que o Fred tem um grande carisma."

Todo dinheiro arrecadado - que inicialmente cobriria a cirurgia de Fred -, será empregado no pagamento de sua internação, dos remédios e do tratamento que ele passará.

"Ainda temos gastos de internação, remédios e hospedagem. Não sabemos quanto tempo ele vai ficar internado, mas decidimos que a campanha vai só até amanhã", explica Bianca. 

O futuro de Fred é incerto. O mais provável é que ele retorne para o campus João David Ferreira Lima, onde permanecerá sendo cuidado. E adoção?

"Ele já foi adotado mais de uma vez, mas acabou voltando para o campus. Mas lá ele é bem cuidado. Tem uma plaquinha na coleira com o nome e telefone de uma funcionária que cuida muito bem dele. E nós estaremos sempre por perto."