Topo

Pai faz parto do próprio filho em meio a congestionamento em Curitiba

Thiago Ferro (à dir.) fez o parto de Noah em meio ao congestionamento de Curitiba - Thiago Ferro/Arquivo Pessoal
Thiago Ferro (à dir.) fez o parto de Noah em meio ao congestionamento de Curitiba Imagem: Thiago Ferro/Arquivo Pessoal

Do UOL, em Curitiba

22/08/2014 21h17

A movimentada Linha Verde de Curitiba foi palco de um acontecimento incomum na manhã da última quarta-feira (20). Noah Ferro nasceu com 3,8 kg dentro de um carro, em pleno congestionamento.

E o responsável por fazer o parto foi o próprio pai do menino: Thiago Ferro arregaçou as mangas, literalmente, e ajudou sua esposa, Amanda Ferro, a dar a criança à luz.

Tudo começou às 6h, hora em que a bolsa de Amanda estourou. "Precisamos ir à maternidade", disse a mãe. "Como participei do parto humanizado de Benjamin, nosso primeiro filho que hoje tem dois anos, pensei que poderíamos tomar café e esperar algum tempo, até que o fluxo do trânsito diminuísse", conta Thiago.

Mas os pais de segunda viagem foram surpreendidos pela pressa do pequeno Noah. Amanda passou a sentir contrações de três em três minutos e acabou entrando em trabalho de parto ainda em casa. Então Thiago, acompanhado de sua sogra, conduziu sua esposa até o carro e seguiu às pressas rumo à maternidade.

"O bebê está nascendo. Precisamos parar o carro!", exclamou Amanda. "Não teve jeito. Precisei fazer o parto ali, 10 minutos depois que saímos de casa, no acostamento da Linha Verde. Liguei o ar quente no máximo, mantive a calma e a ajudei a dar nosso filho à luz", relata Thiago.

Auxílio via celular

A tranquilidade e confiança de Thiago não contagiaram sua sogra, que, nervosa, ligou rapidamente para a doula (assistente de parto) Patrícia Bortolotto.

"O corpo da mulher sabe exatamente o que fazer neste momento. Thiago já tinha participado do parto humanizado de seu primeiro filho e, por isso, soube como agir. É fundamental que todos se mantenham calmos", comenta Patrícia.

As instruções da parteira foram passadas a Thiago por meio do viva-voz de um celular. "Cortem o cordão umbilical no hospital", aconselhou Patrícia, que, assim como os pais, comemora o final feliz desta história.

"Encontramos uma viatura enquanto seguíamos para o hospital para finalizarmos o parto. Os policiais militares nos escoltaram pela Linha Verde até a maternidade", diz o pai do recém-nascido.

O parto de Benjamin, menino mais velho do casal, durou cerca de duas horas; Noah Ferro nasceu em alguns poucos minutos. "Não pensei que seria capaz de realizar o parto. Acredito que foi providência divina. É emocionante poder segurar seu próprio filho e sentir seu primeiro respiro de vida", finaliza, emocionado, Thiago.