Topo

Rio estuda linha de metrô para Santa Teresa e Jardim Botânico, diz jornal

Do UOL, no Rio

18/11/2014 12h33

Um estudo da Secretaria de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro sugere a construção de uma nova linha de metrô, a linha 5, que faria uma conexão entre a Gávea, na zona sul da capital fluminense, e a estação Carioca, no centro da cidade, passando pelo Jardim Botânico e Santa Teresa.

Segundo reportagem do jornal "O Globo" publicada nesta terça-feira (18), seriam construídas sete estações em um trecho de dez quilômetros de extensão, o que também beneficiaria os bairros de Botafogo e Laranjeiras, na zona sul.

De acordo com o governo do Estado, o estudo é apenas um documento preliminar e não atesta a viabilidade técnica da linha 5. Para que a ideia saia do papel, o Executivo está fazendo a primeira licitação, orçada em R$ 35 milhões, que definirá o projeto básico.

Após a conclusão de todos os estudos de engenharia e de impacto ambiental, o governo ainda fará a segunda licitação para definir a executora das obras, ainda sem orçamento e cronograma definidos. A elaboração e detalhamento do projeto básico deve durar, segundo "O Globo", oito meses.

De acordo com a reportagem, a Secretaria de Estado da Casa Civil pretende agilizar o processo para poder aproveitar o tatuzão (equipamento utilizado para escavar túneis) com o fim das obras da linha 4 (expansão até a Barra da Tijuca, na zona oeste), previsto para o primeiro semestre de 2016.

Procurada pela reportagem do UOL, a assessoria de comunicação do governo estadual não informou mais detalhes sobre a linha 5.