Topo

PF prende no RN fugitivo da Interpol que lesou 28 mil pessoas na Colômbia

Segundo a polícia o estrangeiro está respondendo na Colômbia pela acusação de se apoderar e não devolver dinheiro de investidores - Polícia Federal/Divulgação
Segundo a polícia o estrangeiro está respondendo na Colômbia pela acusação de se apoderar e não devolver dinheiro de investidores Imagem: Polícia Federal/Divulgação

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

28/05/2015 15h15

O colombiano Jeiner Duván Vitery Caicedo, 34, foi preso pela PF (Polícia Federal) em Natal, na quarta-feira (27), acusado de aplicar golpe semelhante à pirâmide financeira em 28 mil pessoas na Colômbia.

Caicedo vivia no Brasil havia dois anos usando documentos falsos e se passava por brasileiro. A foto do colombiano foi divulgada pela polícia para que eventuais vítimas dele no Brasil procurem a PF.

O colombiano estava na lista da Difusão Vermelha da Interpol (que registra nomes dos criminosos mais procurados do mundo) desde 2013, ano em que chegou ao Brasil pelo Estado do Amazonas.

A PF investiga se ele teria aplicado golpes semelhantes no Brasil, pois o estrangeiro não soube explicar como se mantinha financeiramente no país. Segundo a polícia, consta no mandado de extradição expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que o estrangeiro está respondendo na Colômbia pela acusação de se apoderar e não devolver dinheiro de investidores com “captação massiva”, envolvendo 28 mil pessoas. O valor do golpe não foi informado.

O colombiano está preso na superintendência regional da PF em Natal, no bairro de Lagoa Nova, onde ficará à disposição da Justiça até a conclusão do processo de extradição. No Brasil, Caicedo vai responder pelo crime de falsidade ideológica.

A polícia investiga ainda como ele obteve documentos no Brasil, com nomes falsos, inclusive o título de eleitor, que foi transferido do Amazonas para o Rio Grande do Norte. “Ele vivia como se fosse brasileiro, nem sotaque ele tem, por isso não levantava suspeita de que é colombiano. Até o título de eleitor como cidadão brasileiro, que é falso, foi transferido do Amazonas para o Estado como se fosse um documento regular”, disse a PF.

Caicedo foi preso no momento em que chegava a um condomínio do bairro de Candelária, zona sul de Natal, na noite de ontem. Segundo a PF, ao ser abordado pelos policiais, ele apresentou uma carteira de habilitação falsa.

“Após uma busca pessoal, os policiais também encontraram em seu poder outros documentos falsificados, como cópia da declaração de Imposto de Renda, título de eleitor, cartões de crédito e bancário etc., além de cédulas de pesos argentino, mexicano, uruguaio e colombiano, supostamente verdadeiras”, disse a PF.

Ao ser interrogado, o colombiano declarou que havia três anos morava no Brasil porque “tinha problemas” no seu país. “Ele não quis detalhar os motivos que o levaram a fixar residência na capital potiguar, dizendo apenas que no Brasil planejava iniciar uma nova vida”, informou a polícia.