Topo

Caixa d'água é atingida por tiros durante confronto em favela do Rio

Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, no Rio

03/09/2015 10h11

Uma caixa d'água da Cedae, companhia responsável pelo sistema de água e esgoto no Rio de Janeiro, foi atingida por tiros durante confronto entre policiais e traficantes da favela Jorge Turco, em Rocha Miranda, na zona norte da capital fluminense, na madrugada desta quinta-feira (3).

Imagens aéreas feitas por equipe da "TV Globo" mostram água jorrando pelos furos. O reservatório tem capacidade de armazenar quase 200 mil litros. De acordo com a empresa pública, funcionários ainda não puderam acessar o local por conta da falta de segurança.

Situada no alto da comunidade, a mesma caixa d'água já havia sido danificada por disparos de arma de fogo em fevereiro deste ano. Os reparos duraram mais de dez horas. Na ocasião, também houve um confronto entre PMs e criminosos, e cinco suspeitos morreram.

O controle de Jorge Turco e das comunidades próximas é disputado por traficantes de facções rivais. O território é cobiçado pelo grupo ADA (Amigos dos Amigos), que era chefiado pelo traficante mais procurado do Rio, Celso Pinheiro Pimenta, 33, o Playboy, morto em 8 de agosto. O 9º Batalhão da Polícia Militar (Rocha Mirada) costuma realizar operações na região.

Procurada pela reportagem do UOL, a Cedae informou que aguarda a entrada dos funcionários na estação localizada no alto do morro para dimensionar o tamanho do prejuízo. Ainda não há nem confirmação nem relatos de moradores sobre paralisação do abastecimento.