Topo

"Bola de fogo", clarão e tremor assustam moradores no oeste do Paraná

Bola de fogo - Eder Lopes/Recebida pelo WhatsApp - Eder Lopes/Recebida pelo WhatsApp
22.set.2015 - A 'bola de fogo' foi vista em Cascavel (PR) pelo promotor de vendas Leandro Andrade por volta das 19h45
Imagem: Eder Lopes/Recebida pelo WhatsApp

Carlos Ohara

Do UOL, em Curitiba

23/09/2015 00h54

Moradores de Palotina, na região oeste do Paraná (a 599 km de Curitiba), afirmam ter visto algo semelhante a uma "bola de fogo com cauda" no céu, antes de ouvirem um forte estrondo e um clarão, provocando a sensação de tremor na cidade. O fenômeno, relatado por centenas de moradores nas redes sociais, teria ocorrido por por volta das 19h50 de terça-feira (22). A Polícia Militar confirma que recebeu várias ligações informando sobre o incidente.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Palotina, informações estão sendo monitoradas, na tentativa de descobrir se houve a queda de algum objeto na área do município, e de localizar câmeras de segurança que tenham registrado a passagem do objeto.

Registrou o fenômeno? Envie fotos e vídeos pelo Viber ou WhatsApp do UOL (11) 97500 1925

O UOL entrou em contato com o 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), em Curitiba, responsável pela vigilância e controle da circulação aérea da região sul do país, mas um oficial afirmou que as informações só poderiam ser repassadas na manhã desta quarta-feira (23). Em São José dos Campos, no interior de São Paulo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que não há monitoramento no país sobre a passagem de objetos celestes e que o fenômeno relatado no Paraná só poderá ser explicado por meio de imagens.

O prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, disse que estava na praça central da cidade quando viu o fenômeno. "Parecia uma buscapé (peça de fogo de artifício). Estava em queda, em ziguezague, e terminou em um forte estrondo e com grande clarão. Houve forte deslocamento de massa de ar e o chão tremeu", explicou.

A jornalista Luana Gomes disse que estava em sua residência quando ouviu um barulho muito forte. "Parecia uma batida violenta de carros em cima do telhado", relatou. O administrador de empresas Sidnei Alegre contou que estava no quintal de sua casa no momento da passagem do objeto. "Estava em baixa altitude e parecia uma bola de fogo com cauda, com tons de laranja e lilás. Logo após, ouvimos a explosão. Foi muito forte o tremor provocado", disse.

Além de Palotina, moradores de outras cidades do oeste do Estado e de cidades paraguaias, que estão na região de fronteira, fizeram relatos semelhantes. Apesar das postagens nas redes sociais, nenhuma imagem que identifique a passagem do objeto na cidade foi postada.