Topo

"Parecia um ciclone", diz testemunha de explosão que destruiu imóveis no RJ

Do UOL, no Rio

19/10/2015 08h44Atualizada em 19/10/2015 11h01

Uma testemunha da explosão que destruiu imóveis e deixou pelo menos sete feridos no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (19), afirmou à "GloboNews" que o acidente "parecia um ciclone, como tem em Santa Catarina". "Destruiu tudo", disse a comerciante Fernanda Marques.

Um morador, identificado apenas como Iranildo, declarou ter visto o teto caindo. "Foi uma explosão muito grande, temos sorte de sair com vida. Caiu teto, caiu tudo em cima da gente", declarou.

O acidente provocou um raio de destruição no bairro de São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense, na madrugada de hoje. Ao menos 20 imóveis, uma farmácia e dois restaurantes na rua São Luiz Gonzaga foram destruídos. No total, de acordo com a Defesa Civil do município, 40 imóveis foram afetados, direta ou indiretamente.

O impacto da explosão, com o forte deslocamento de ar, arrancou janelas dos prédios, deixou vidros estilhaçados de residências localizadas a mais de dois quilômetros de distância. O barulho foi ouvido bem longe e as pessoas acordaram assustadas, pegaram os filhos e deixaram às pressas tudo que tinham em casa.

Os prédios em frente ao local da explosão foram muito atingidos e não terão condições de funcionar hoje, porque tiveram as portas de aço retorcidas, as janelas e vidros quebrados e terão de passar por reforma. Na região do Largo da Cancela funciona a sede administrativa do Banco Itaú, com mais de dez andares, que teve as janelas totalmente destruídas pela explosão. O deslocamento de ar jogou  embalagens de marmitas que eram usadas na parte térrea do edifício, onde funcionava um restaurante, até o heliponto instalado no alto do prédio do Itaú. Uma agência do Bradesco que fica em frente também teve as janelas e portas de vidro blindex totalmente destruídas. Outras lojas comerciais próximas também foram bastante atingidas.

Os feridos foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Souza Aguiar, no centro da cidade. Uma pessoa foi atendida na unidade de saúde e liberada em seguida. As demais continuam hospitalizadas, mas ainda não há mais detalhes sobre o estado de saúde delas. Entre as vítimas, há dois idosos de 84 anos e uma criança de nove.

Atrás do local apontado como foco da explosão, há uma vila residencial que também foi prejudicada. Uma moradora, identificada apenas como Marlene, afirmou à rádio "CBN" ter perdido tudo dentro de casa. "Vi tudo vindo abaixo. Só deu tempo de ligar para a polícia e pedir ajuda. (...) A explosão destruiu tudo. Roupas, objetos, enfim. Tudo dentro da casa está destruído."

Veja imagens da destruição causada por explosão no Rio

Band News

Explosão foi ouvida a cerca de 2km

A explosão foi tão forte que o barulho foi ouvido pelo quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Benfica, que está localizado a cerca de 2 km de distância do local. Por volta das 6h30, bombeiros de cinco quartéis ainda trabalhavam no local em busca de vítimas sob os escombros. Eles ainda não sabem dizer o que teria provocado a explosão.

Várias pessoas passaram a madrugada acompanhando o trabalho dos bombeiros nas ruas e muitas delas postaram fotos de imóveis danificados pela explosão. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), chegou ao local por volta das 6h. Ele disse que existe uma suspeita de vazamento de botijão de gás.

"Parece um atentado, é assustador", disse o prefeito à "GloboNews". Paes, no entanto, declarou que não há risco de novas explosões. A distribuição de gás de rua na região foi interrompida.

Segundo informações do Centro de Operações Rio, o trecho da rua São Luiz Gonzaga e avenida do Exército está interditado devido ao trabalho dos bombeiros, que continuam no combate a focos de incêndio e na busca de possíveis vítimas. (Com Agência Brasil)

explosão no rio - antes - GoogleStreetView - GoogleStreetView
Imagem do Google Street View mostra o local antes da explosão
Imagem: GoogleStreetView

explosão no rio - depois - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo  - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Bombeiros trabalham no local da explosão na zona norte do Rio
Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo