Topo

Chuva faz São Paulo bater recorde de congestionamento do ano pela manhã

Carro fica preso em área alagada na marginal do Tietê, embaixo da ponte da Casa Verde - Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo
Carro fica preso em área alagada na marginal do Tietê, embaixo da ponte da Casa Verde Imagem: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

11/03/2016 10h26

Com a chuva que atingiu São Paulo entre a noite de ontem e a madrugada desta sexta-feira (11), a cidade de São Paulo bateu o recorde de congestionamento neste ano no período da manhã. O rodízio de veículos está mantido.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 8h30, a capital paulista tinha 177 quilômetros de vias congestionadas. Antes, o recorde da manhã era do dia 23 de fevereiro, com 126 quilômetros de congestionamento. A chuva, porém, não fez a cidade ter o maior registro de lentidão incluindo o período da noite. Em 17 de fevereiro, a cidade teve 263 quilômetros de vias com trânsito travado.

Às 9h30, a situação havia melhorado um pouco, com o índice ficando em 172 quilômetros. Às 10h, ele já apresentava tendência de queda, com o registro de 164 quilômetros de congestionamento.

Meia hora depois, a cidade tinha 161 quilômetros de vias com lentidão. Às 11h, o número já era de 154 quilômetros. O índice caiu trinta minutos depois e ficou em 110 quilômetros, segundo a CET. Ao meio-dia, o congestionamento era de 92 quilômetros. 

Alagamentos e quedas

No início da manhã, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) chegou a apontar pontos de alagamento intransitáveis nas marginais do rio Tietê e do rio Pinheiros, duas das principais vias da capital paulista.

Foram registradas 9 quedas de árvores durante a madrugada nas subprefeituras Vila Mariana, Pinheiros, Penha, Campo Limpo e Jaçanã/Tremembé. Todas as subprefeituras estão mobilizadas para atuar nas áreas, segundo a Prefeitura de São Paulo. 

CPTM

A manhã também foi de caos para os usuários dos trens da CPTM. As linhas 7 e 8 da CPTM continuam operando com velocidade reduzida e com tráfego interrompido em alguns trechos.

Na 7-rubi, não há operação entre Francisco Morato e Jundiaí. A circulação de passageiros entre as estações de Campo Limpo Paulista e Francisco Morato está sendo feita por ônibus gratuitos.

Na 8-diamante, o trecho interrompido vai de Barueri a Itapevi.

A linha 9-esmeralda, que também chegou a operar com velocidade reduzida, já está com circulação normalizada.

Chuvas deixam regiões de São Paulo submersas

UOL Notícias