Topo

Banheiro químico é arrastado por vendaval em SC e vídeo viraliza

Aline Torres

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

19/10/2016 19h11

Um vídeo de um banheiro químico "voando" durante um temporal na cidade de Joaçaba, no meio-oeste catarinense, foi visto por mais de um milhão de pessoas e somou 10 mil compartilhamentos em apenas 12 horas após a publicação.

A gravação de 45 segundos foi feita pelo eletricista Jhonathan Favretto, 21, na segunda-feira (17), quando o mau tempo causou estragos em 14 cidades da região, destelhando casas, derrubando árvores e postes de energia, comprometendo o fornecimento de luz. O cenário catastrófico não intimidou o eletricista, que estava trabalhando em uma obra na rua Getúlio Vargas no momento do vídeo.

"Foi massa quando ele desabou, tombou em cima de uma [automóvel sedan] Marajó vermelha e foi sendo levado. Acho que andou uns 50 metros", contou por telefone.

Enquanto para muitos o clima hostil é uma tragédia, para Jhonathan é um espetáculo.

"Eu gosto de acompanhar as mudanças no clima porque a natureza sempre surpreende. Há muitos desastres aqui. As pessoas costumam ter medo, mas eu acho bonito", disse.

O morador de Joaçaba mandou o vídeo para um grupo de WhatsApp e um dos amigos encaminhou para o portal de notícias, que desde 2009 cobre fatos sobre a região. Nas primeiras 12 horas, o alcance foi de mais de um milhão de pessoas, com 10 mil compartilhamentos. Outras 400 mil visualizações foram registradas até a tarde desta quarta-feira (19).

Jhonathan conta que desta vez não sofreu nenhuma perda material. Mas, durante a passagem de um tornado a 250 km/h em Xanxerê, em 22 de abril do ano passado, todos os vidros da sua casa estouraram. “Meus irmãos tiveram as casas destelhadas. A vizinhança toda teve prejuízo. Por isso não fiquei surpreso com o temporal, só com a repercussão do meu video”, disse.

O mau tempo que castiga Santa Catarina desde domingo, deixou duas pessoas mortas e causou estragos em 39 municípios. No meio-oeste, os municípios mais afetados na segunda-feira foram Alfredo Wagner, Abelardo Luz, Caçador, Campos Novos, Concórdia, Ituporanga, Ponte Alta do Norte, Seara, Angelina, Abdon Batista e São Miguel do Oeste. Em Herval d'Oeste, 197 residências foram danificadas. Em Joaçaba, local onde o vídeo foi gravado, 93 casas foram afetadas. 

No domingo (16), a região Sul foi atingida por ventos de até 97 km/h e um tsunami meteorológico arrastou carros da praia para o mar. Maria Clara de Souza, 7, foi atingida por uma árvore que caiu sobre o carro da família, em Tubarão. A menina estava no banco de trás e morreu na hora. Segundo a Defesa Civil, no município há 23 feridos, 15 enfermos, 4 desabrigados, 172 desalojados e 712 casas atingidas.