Topo

Litoral paulista tem praias impróprias para banho; saiba quais

Píer da praia do Gonzaguinha, em São Vicente; ao fundo, a Ilha Porchat. Segundo a Cetesb, os locais são impróprios para banho - Eduardo Tardin/UOL
Píer da praia do Gonzaguinha, em São Vicente; ao fundo, a Ilha Porchat. Segundo a Cetesb, os locais são impróprios para banho Imagem: Eduardo Tardin/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/12/2016 14h29

Destino de muitos que querem passar o fim do ano na praia, o litoral paulista tem cinco municípios com praias impróprias para banho.

O levantamento foi realizado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, entre os dias 27 de novembro e 25 de dezembro.

Em Ubatuba, os banhistas devem evitar a praia de Itaguá. Também no litoral norte, a praia de Preta do Norte, em São Sebastião, não passou nos testes feitos pela companhia.

Na Baixada Santista, a praia de Enseada, em Bertioga, as seis praias de São Vicente e a praia de Perequê, em Guarujá, foram reprovadas.


Banhistas que forem ao litoral sul podem ficar mais tranquilos: 100% das praias da região, em Iguape e Ilha Comprida, têm águas limpas.

Critérios

Segundo a Cetesb, a classificação das praias é feita de acordo com as densidades de bactérias fecais resultantes de análises feitas em cinco semanas consecutivas.

Para o órgão, a classificação de uma praia como imprópria significa um risco maior de contaminação do banhista, sendo portanto desaconselhável o mergulho no mar.