Topo

Mãe prende filha de 17 anos com correntes para livrá-la das drogas

Divulgação
Imagem: Divulgação

Marcelo Macaus

Colaboração para o UOL

14/06/2017 17h22

Usuária de cocaína e de crack, uma adolescente era mantida em cárcere privado pela própria mãe, uma auxiliar de cozinha de 43 anos. Denúncias anônimas levaram a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar de Sorocaba, cidade distante cerca de 90 quilômetros de São Paulo, a descobrirem o caso, no fim da tarde desta terça-feira (13).

A menina, com 17 anos, estava, há 43 dias, acorrentada pelo tornozelo esquerdo a um guarda-roupa. Aos guardas civis municipais, a auxiliar de cozinha disse que tomou a atitude como forma de livrar a filha das drogas e protegê-la de traficantes – a adolescente deve (a quantia não foi revelada) aos criminosos.

A mulher disse ainda que a menina é usuária desde os 12 anos. “Foi um ato de desespero. Assim esta mãe definiu o que fez à filha”, conta o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Mariano. “Tivemos a entrada na casa autorizada, encontramos a menina em um dos quartos e a liberamos de imediato, estourando o cadeado, pois a mãe alegou que não sabia onde estava a chave.” Ambas moram no Jardim Nova Esperança, bairro da zona oeste de Sorocaba.

Em aparente estado de desnutrição – decorrente do uso das drogas ou da falta de alimentação adequada –, a adolescente foi medicada na unidade de pronto-atendimento da zona norte. Em seguida, encaminhada a um abrigo mantido pela prefeitura onde receberá todos os cuidados necessários até que seja definida a sua custódia pela Justiça.

Já a auxiliar de cozinha foi levada à Delegacia Participativa da Zona Norte e autuada por maus-tratos (artigo 136 do Código Penal). Ela foi ouvida e liberada depois de assinar o Termo de Compromisso e Responsabilidade de Comparecer à justiça, quando for requisitada.